27 NOV 2024 | ATUALIZADO 09:47
POLÍCIA
11/08/2023 08:33
Atualizado
11/08/2023 08:33

PF e IDEMA combatem extração ilegal de minerais do leito do rio Piranhas-Açú

A Operação Eufrates foi deflagrada nesta quinta-feira (10). O rio banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Com o prosseguimento das diligências no Inquérito Policial, estão sendo apurados os crimes de extração mineral (areia, argila, etc.) e a consequente atividade lesiva ao meio ambiente, cujas penas somadas podem chegar a 6 anos de detenção. Três mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Jucurutu.
PF e IDEMA combatem extração ilegal de minerais do leito do rio Piranhas-Açú. A Operação Eufrates foi deflagrada nesta quinta-feira (10). O rio banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Com o prosseguimento das diligências no Inquérito Policial, estão sendo apurados os crimes de extração mineral (areia, argila, etc.) e a consequente atividade lesiva ao meio ambiente, cujas penas somadas podem chegar a 6 anos de detenção. Três mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Jucurutu.
FOTO: DIVULGAÇÃO/PF

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) deflagrou na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Eufrates, com o objetivo de coibir a extração de minerais do leito do rio Piranhas-Açú, sem a devida licença ambiental e título minerário. O rio banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Ao todo, 13 policiais federais cumpriram três mandados judiciais de busca e apreensão na cidade de Jucurutu/RN, expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal da Comarca de Caicó/RN. Na ocasião, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares, maquinários, além de um caminhão caçamba e uma retroescavadeira.

Com o prosseguimento das diligências no Inquérito Policial, estão sendo apurados os crimes de extração mineral (areia, argila, etc.) e a consequente atividade lesiva ao meio ambiente, cujas penas somadas podem chegar a 6 anos de detenção.

Na próxima etapa dessa investigação, a PF realizará exames periciais em toda a extensão da área atingida.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário