20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
MOSSORÓ
Da redação
12/12/2015 18:46
Atualizado
12/12/2018 14:32

Mossoró ocupa 1ª posição em ranking da educação no RN

Dados da Consultoria Delta Economics & Finance divulgados esta semana apontam que o município de Mossoró supera Natal e as cidades metropolitana, sendo, inclusive, acima da média nacional
Raul Pereira/Ascom

Além de ter destacado Mossoró como uma das 50 melhores e maiores cidades do Brasil, o ranking divulgado pela consultoria Delta Economics & Finance mostra que o Município ocupa a 1ª posição no Rio Grande do Norte em qualidade na educação, superando a capital do Estado, Natal, e a média nacional.

Os números do levantamento revelam que Mossoró alcançou 5,46 pontos no quesito educação, contra 5,09 conquistado por Natal, e 4,97 da média do Brasil. Entre os critérios avaliados pela pesquisa estão a taxa de frequência no ensino básico, taxa de analfabetismo da população, Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e percentual de crianças que frequentam a escola.

Para a secretária municipal de Educação, Iêda Chaves, o resultado é decorrente dos investimentos promovidos pelo Poder Executivo local. Ela cita, por exemplo, que em 2014 a Prefeitura investiu 34,51% do orçamento em educação, acima do que estabelece a Constituição Federal (25%) e a Lei Niná Rebouças (30%).

“A gestão municipal tem compromisso com a educação. Os resultados alcançados comprovam essa atenção especial que a administração vem direcionando para o setor. Sabemos que ainda há muito o que ser feito, mas essas conquistas mostram que estamos no caminho certo”, comentou a secretária Iêda Chaves.

O levantamento da Delta Economics & Finance é o segundo publicado esse ano que coloca a educação de Mossoró em posição de destaque no país. No mês de setembro, a Austin Rating, maior agência de classificação de risco do Brasil, divulgou pesquisa na revista Isto É, em que Mossoró foi considerado o 28ª município de grande porte do país que mais aplica recursos em educação.

De acordo com o prefeito Francisco José Júnior, o reconhecimento nacional motiva a gestão a investir cada vez mais em setores prioritários. “Eu sempre digo que governar é eleger prioridades, e a educação vem sendo tratada como prioridade desde o primeiro dia em que assumi a Prefeitura de Mossoró. Nunca se investiu tanto nesse setor, e o reflexo desse investimento é a contínua melhoria da educação pública municipal”, afirmou.

Tecnologia aliada da educação

Os investimentos em tecnologia educacional também têm recebido atenção especial da Prefeitura Municipal de Mossoró. A rede de ensino possui equipamentos como 200 mesas digitais, disponibilizados para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, tanto da zona rural, quanto urbana do Município. Atualmente, 37 unidades da rede de ensino são beneficiadas.

As mesinhas estão sendo utilizadas por estudantes e professores da rede municipal desde junho do ano passado, quando foram entregues pelo prefeito Francisco José Júnior.  Em 2015, as mesas interativas passaram por um processo de atualização de seus sistemas e ampliaram sua funcionalidade.

Também são disponibilizados para alunos da rede municipal kits robóticos, inseridos no contexto multidisciplinar do processo de ensino aprendizagem. “Hoje, temos alunos premiados na Olímpiada Brasileira de Robótica, o que nos deixa ainda mais motivados a continuar investindo nessa tecnologia”, frisou a secretária Iêda Chaves.

Investimentos em leitura

Através da Secretaria da Educação, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de atividades que estimulam o hábito de ler entre as crianças. É o caso de projetos como o “Nas Ondas da Leitura”, “Trilhas”, “Muda Mundo”, e Biblioteca Itinerante, instalada no Meu Bairro Melhor, e é um dos espaços mais procurados pelo público.

O “Nas Ondas da Leitura”, por exemplo, é uma parceria entre a Editora Imeph e a Prefeitura de Mossoró. O kit do projeto é composto de mochila contendo um livro de leitura e escrita e quatro títulos de livros de literatura infantil, para cada aluno participante do projeto. Os educadores também recebem kits de livros de formação para o professor e assessoria pedagógica para o desenvolvimento do projeto.

Este ano, a iniciativa contempla alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo são beneficiadas 59 escolas, sendo 1.717 alunos do 4º Ano, 1.782 alunos do 5º Ano, além de 160 professores.

Investimento também em recursos humanos

Em menos de dois anos, a rede municipal de ensino ganhou o reforço de cerca de 300 professores, convocados, através de concurso público, para atuarem nas Unidades de Educação Infantil e escolas da cidade. A aplicação de recursos em educação também vem permitindo a reforma em escolas e construção de quadras de esporte, além da valorização dos servidores. Entre 2014 e 2015, cerca de 20 escolas e UEIs passaram e/ou estão passando por serviços de restauração.

A rede municipal de ensino possui aproximadamente 20 mil alunos matriculados, ofertando educação básica em 61 escolas do ensino fundamental, 38 unidades de educação infantil, 4 unidades de apoio educacional, além de outros equipamentos como o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), Portal do Saber, Biblioteca Virtual Indústria do Conhecimento e Núcleo de Tecnologia Municipal.

Alunos premiados nacionalmente

Resultados divulgados na semana passada colocam os alunos da rede municipal de ensino em rankings de competições nacionais. É o caso das Olímpiadas Brasileiras de Astronomia e Matemática, com discentes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a rede de ensino recebeu 24 premiações sendo em 1 medalha de prata, 4 medalhas de bronze, 18 certificados de menção honrosa e mais uma premiação a uma das escolas. O destaque foi da Escola Municipal Vereador José Bernardo, que levou a medalha de prata, através do aluno Adriam Keven Ferreira.

Já no mês de maio, as escolas do município participaram da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os resultados foram divulgados recentemente e os alunos mossoroenses conquistaram 13 medalhas de bronze, prata e ouro. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

“São muitas as conquistas e os avanços na educação em dois anos de intenso trabalho. Em 2016, continuaremos priorizando essa área. Investir em educação é investir no presente e no futuro das nossas crianças, possibilitando assim a formação de cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade”, conclui o prefeito Francisco José Júnior.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário