19 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
MOSSORÓ
Da redação
16/12/2015 13:44
Atualizado
12/12/2018 15:08

Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti será lançado nesta quinta

Ao todo, 14 secretarias municipais e diversos setores não-governamentais estarão envolvidos nas ações de combate.
Cedida: Gildo Bento

O prefeito Francisco José Júnior lançará amanhã, 17, o Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. O lançamento ocorrerá no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania, a partir das 8h30.

Ao todo, 14 secretarias municipais e diversos setores não-governamentais estarão envolvidos nas ações de combate ao vetor. O objetivo é intensificar as medidas já realizadas pelo Município e envolver toda a sociedade para prevenção e combate ao mosquito. O trabalho se dará de maneira integrada entre as pastas de Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Segurança, Serviços Urbanos, Agricultura, Meio Ambiente e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Esporte, Comunicação Social, Turismo e o Gabinete Civil.

Segundo a Prefeitura, o plano, que é um documento que norteará todas as ações do município no combate ao mosquito, contém estratégias de campanhas educativas e mutirões nos bairros, por tempo indeterminado. A importância das ações se dá pela grave situação que todo o país enfrenta devido ao aumento significativo nos casos de microcefalia, complicação neurológica pela malformação da cabeça do bebê. Essa patologia é transmitida durante a gestação por meio do Zika, um vírus transmitido pelo mosquito Aedes.

Quanto à microcefalia, os setores de Atenção Básica, que gerem as Unidades Básicas de Saúde, e a Vigilância à Saúde estão atentos a todas as novas recomendações do Ministério da Saúde, tanto no acompanhamento das gestantes quanto no acompanhamento e monitoramento de possíveis casos, medida que se dá junto às maternidades.

“Nós estamos somando esforços de todas as secretarias para o combate ao vetor. Toda a saúde pública está em alerta e não podemos ficar parados. Temos que intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito e também dar a assistência necessária às mulheres grávidas durante o pré-natal. Estamos atentos e seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde”, declara.

Números em Mossoró

Em Mossoró, neste ano, já foram notificados 1.999 casos de Dengue, sendo 1.222 confirmados, número superior ao acumulado do ano passado em que foram notificados 626 casos, sendo 137 confirmados. Quanto à Chikunguya, foram notificados 273 casos, mas nenhum confirmado. Em relação ao Zika vírus, há mais 900 casos suspeitos. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, nove casos suspeitos de microcefalia são investigados na segunda maior cidade do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dois meses, não há registro de casos de dengue na cidade, mas o número costuma se elevar no início do ano, com a chegada do verão. “É preciso que a população fique alerta para as medidas de prevenção e combate ao mosquito, que continuam as mesmas. Medidas simples, como não deixar água parada, devem ser adotadas com rigor à população”, alerta a secretária de Saúde, Leodise Cruz.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário