27 JAN 2025 | ATUALIZADO 13:00
SAÚDE
Da redação
17/12/2015 15:14
Atualizado
12/12/2018 17:11

Seis em cada cem casas de Mossoró possuem foco transmissor do Zika

Força-tarefa composta por 15 secretarias municipais está sendo montada pela Prefeitura de Mossoró para combater o vetor. Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti foi lançado nesta quinta-feira.
Secom/PMM

Um dado alarmante foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde durante o lançamento, nesta quinta-feira, do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti: 6 em cada 100 casas de Mossoró possuem foco do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de infestação predial em Mossoró – quantidade de imóveis onde se encontram as larvas do mosquito – é de 5,7%, situação considerada muito grave. O recomendado é que este índice não ultrapasse 1%.

LEIA MAIS:

Mossoró em estado de emergência para combater o transmissor do zika

“Vamos fazer tudo que for necessário ao combate do vetor. Estamos recebendo e seguindo as orientações do Ministério da Saúde e trabalharemos de maneira integrada para que o quadro de infestação do mosquito não se repita em 2016”, afirmou o prefeito Francisco José Júnior durante o lançamento do Plano de Enfrentamento.

Outro agravante, segundo o Programa Municipal de Combate à Dengue, é que Mossoró possui uma média de 50 mil tonéis ou potes abertos que propiciam a proliferação do mosquito. Os bairros de Planalto e do santo Antônio são os que possuem maior concentração de focos do mosquito.

“Os agentes de endemias continuam visitando as casas para orientar à população e supervisionar possíveis focos do mosquito. Porém, a população precisa fazer a sua parte adotando medidas simples, como evitar água parada”, orienta a secretária de Saúde, Leodise Cruz.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o número (84) 3315-4833, que funciona em horário comercial, para receber denúncias, sugestões e informações a respeito da prevenção e do combate ao Aedes.

Situação epidemiológica

Em Mossoró, neste ano, já foram notificados 1.999 casos de Dengue, sendo 1.222 confirmados, número superior ao acumulado do ano passado em que foram notificados 626 casos, sendo 137 confirmados.
Quanto à Febre Chikunguya, foram notificados 273 casos, mas nenhum confirmado. Em relação ao Zika vírus, há mais 900 casos suspeitos.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, 13 casos suspeitos de microcefalia (deformação em que o bebê nasce com o crânio menor que o normal e que pode ter relação com a infecção do Zika vírus durante a gestação) são investigados na segunda maior cidade do Estado.

Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti integrará 15 secretarias municipais

Uma verdadeira força-tarefa está sendo montada pela Prefeitura de Mossoró para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti, que contará com ações integradas de 15 secretarias.

Integram as atividades do Plano as secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Juventude, Infraestrutura, Cultura, Segurança e Defesa Civil, Agricultura, Serviços Urbanos, Turismo, Mobilidade Urbana, Gabinete Civil, Esporte, Comunicação Social, Gabinete Civil e Fazenda.

O Plano de Enfretamento prevê mobilizações sociais, mutirões em bairros e diversas estratégias de monitoramento e de combate ao mosquito.

 


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário