O Rio Grande do Norte superou todos os Estados brasileiros na criação de novas empresas em 2015, quando comparado com o ano passado. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, que desde 2010 realiza este levantamento.
Segundo a pesquisa, o número de novas empresas criadas no RN nos dez primeiros meses do ano foi 14% maior do que o número de empreendimentos abertos no mesmo período de 2014. Só em outubro, por exemplo, o Estado potiguar teve 2.175 novas empresas criadas.
Os números são maiores, inclusive, do que do Rio de Janeiro, que abriu 13,7% a mais do que em 2014, e São Paulo, com 2,4%, na comparação entre os dois anos.
No Brasil, foram criadas 1.691.652 novas empresas entre janeiro e outubro de 2015, o maior número já apurado pelo indicador. O número é 4,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2014, quando surgiram no país 1.617.656.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento de novas empresas neste ano está puxado pelo surgimento de novos microempreendedores individuais (MEI), bem como pela perda de postos formais no mercado de trabalho por causa da recessão econômica.
Essa fatores impulsionaram trabalhadores desempregados a buscarem, de forma autônoma, muitos deles como MEI formalmente constituídos, formas alternativas de geração de renda.