21 JUL 2024 | ATUALIZADO 13:56
SAÚDE
21/06/2024 12:26
Atualizado
21/06/2024 12:26

“Mossoró segue avançando nas cirurgias gerais e ginecológicas”, diz Morgana Dantas

A+   A-  
A secretária de Saúde de Mossoró avaliou positivamente o avanço que vem sendo promovido por meio do mutirão de cirurgias ginecológicas e gerais. Os procedimentos são realizados no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), em parceria com a APAMIM. Nesta semana, as cirurgias foram realizadas na quarta-feira (20) e nesta sexta-feira (22).
Imagem 1 -  “Mossoró segue avançando nas cirurgias gerais e ginecológicas”, diz Morgana Dantas. A secretária de Saúde de Mossoró avaliou positivamente o avanço que vem sendo promovido por meio do mutirão de cirurgias ginecológicas e gerais. Os procedimentos são realizados no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), em parceria com a APAMIM. Nesta semana, as cirurgias foram realizadas na quarta-feira (20) e nesta sexta-feira (22).
“Mossoró segue avançando nas cirurgias gerais e ginecológicas”, diz Morgana Dantas. A secretária de Saúde de Mossoró avaliou positivamente o avanço que vem sendo promovido por meio do mutirão de cirurgias ginecológicas e gerais. Os procedimentos são realizados no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), em parceria com a APAMIM. Nesta semana, as cirurgias foram realizadas na quarta-feira (20) e nesta sexta-feira (22).

Semanalmente, a Prefeitura, em parceria com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM), realiza mutirão de cirurgias ginecológicas e gerais. Os procedimentos são realizados no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC).

Nesta semana, as cirurgias foram realizadas na última quarta-feira (20) e nesta sexta-feira (22). Titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Morgana Dantas avalia positivamente a iniciativa do Município. Morgana destaca que em nenhum momento as cirurgias estiveram paradas e seguem acontecendo no município para atender a demanda.

“Mossoró segue avançando nas cirurgias gerais e ginecológicas que acontecem na Maternidade Almeida Castro. Nós estamos semanalmente fazendo mutirões, sendo um dia ginecológico e o outro geral. É importante que a pessoa que precise de um procedimento cirúrgico procure uma Unidade Básica de Saúde onde terá seu encaminhamento, passará pelo cirurgião para que a partir daí realize seu exame e possa fazer o procedimento cirúrgico”.

Diretora-geral da APAMIM, Larizza Queiroz ressalta a importância da parceria entre o Município e a associação para a realização do mutirão.

“É uma satisfação enorme a gente mostrar à população essa parceria que vem acontecendo há mais de ano, onde conseguimos entregar cirurgias eletivas que estavam há muito tempo esperando para serem realizadas e que nos últimos meses vem ocorrendo de forma contínua”.

O ginecologista e obstetra Manoel Nobre salientou o trabalho realizado pelo Município e Apamim na realização dos procedimentos cirúrgicos.

“É mais uma ação da Prefeitura vendo a necessidade dessas pacientes que estão necessitadas por essas cirurgias ginecológicas. Nesta parceria e iniciativa quem é beneficiada é a população por essa ação da Secretaria Municipal de Saúde”.

Verônica Silva foi uma das pacientes que estiveram nesta manhã na Almeida Castro para realizar a cirurgia ginecológica. Ela é natural de Ceará-Mirim-RN e comemorou a possibilidade de fazer o procedimento cirúrgico em Mossoró-RN após espera de meses.

“Hoje, Graças a Deus, consegui realizar a cirurgia que eu espero há quatro anos. Ontem (quinta-feira) recebi a ligação pedindo para hoje (sexta-feira) eu estar aqui (Almeida Castro) para o internamento. Essa minha cirurgia era para ser na Januário (Cicco), em Natal-RN, mas infelizmente não conseguiram marcar. Hoje eu agradeço a Deus por ter conseguido”.

Tereza Cristina também é uma das pacientes que realizará o procedimento cirúrgico nesta sexta-feira na Maternidade Almeida Castro. “Através da regulação consegui marcar e hoje estou realizando a cirurgia muito feliz. Agradeço muito essa atitude do Município colocando as pessoas para fazerem sua cirurgia”.

Selma Dantas é mãe da paciente Maria Rafaela que também passou por procedimento cirúrgico. “É uma alegria muito grande. Fazia algum tempo que ela esperava e agora foi chamada para realizar esse procedimento cirúrgico que, com a graça de Deus, vai ser um sucesso. Agradeço a todos pelo mutirão. Estamos muito contentes por ela ter conseguido”.


Notas

Relativa

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário