Na manhã desta quinta-feira (25) foi realizada mais uma captação de órgãos no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.
A captação ocorreu no centro cirúrgico do HRTM. No procedimento, foram captados rins que foram encaminhados para Natal, levados pela própria equipe de captadores, no helicóptero da Policia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), e fígado que foi encaminhado para Fortaleza, ambos estados que tem dado total apoio no trabalho de captação e logistica de doação de órgãos.
Esta foi a segunda captação da semana e também a segunda do ano de 2024. Na terça- feira (23), aconteceu a primeira captação do ano também com a doação de fígado e rins que foram destinados a Natal e Fortaleza.
Veja
Primeira captação de órgãos no HRTM no ano de 2024 aconteceu nesta terça, 23
No Hospital Regional Tarcísio Maia as captações são realizadas pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) desde 2016.
Em 2024, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de quase 25% no total de transplantes realizados no primeiro semestre do ano, que totalizaram 198 procedimentos, em relação ao mesmo período de 2023, quando foram realizados 160 transplantes. Os dados são da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que coordena os trabalhos no estado.