21 DEZ 2024 | ATUALIZADO 18:31
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
31/07/2024 11:15
Atualizado
31/07/2024 11:30

Pequeno gênio mossoroense coleciona medalhas e sonha em ser neurocirurgião

Com apenas 12 anos, cursando o 6º ano do Ensino Fundamental, Diogo de Oliveira Dantas possui altas habilidades e superdotação, sendo as principais voltadas às áreas de matemática, raciocínio lógico, memória fotográfica, história, geografia e idiomas. No último domingo (28), o menino participou do quadro “Pequenos Gênios”, no Domingão com Hulk, onde respondeu de forma impressionante questões sobre temas variados. Questionado pela reportagem do MOSSORÓ HOJE, ele disse, por meio da mãe, Cíntia, que não sabe explicar como consegue aprender tão rápido. “Ele lê, olha ou ouve e pronto, aprende!”.
Pequeno gênio mossoroense coleciona medalhas e sonha em ser neurocirurgião. Com apenas 12 anos, cursando o 6º ano do Ensino Fundamental, Diogo de Oliveira Dantas possui altas habilidades e superdotação, sendo as principais voltadas às áreas de matemática, raciocínio lógico, memória fotográfica, história, geografia e idiomas. No último domingo (28), o menino participou do quadro “Pequenos Gênios”, no Domingão com Hulk, onde respondeu de forma impressionante questões sobre temas variados. Questionado pela reportagem do MOSSORÓ HOJE, ele disse, por meio da mãe, Cíntia, que não sabe explicar como consegue aprender tão rápido. “Ele lê, olha ou ouve e pronto, aprende!”.

Diogo de Oliveira Dantas é daquelas crianças que se pode chamar de “pequeno gênio”. Aos 12 anos, cursando o 6º ano do Ensino Fundamental, possui altas habilidades e superdotação, sendo as principais voltadas às áreas de matemática, raciocínio lógico, memória fotográfica, história, geografia e idiomas.

Mossoroense, filho de Cíntia e Djalma, no último domingo (28), o menino participou do quadro “Pequenos Gênios”, no Domingão com Hulk, onde respondeu de forma impressionante questões de geografia, lógica, matemática e soletração.

Na ocasião, Diogo provou, mais um vez, que é fera  em  identificar  países do mundo, suas capitais e respectivas bandeiras, uma das grandes paixões que ele nutre.

Nesta quarta-feira (31), a reportagem do MOSSORÓ HOJE conversou com Cíntia, que contou um pouco sobre a rotina do filho.

Segundo ela, Diogo tem uma rotina puxada. Durante a semana, pela manhã, vai para a escola e à tarde tem várias atividades extras. Pratica karatê e futebol, estuda matemática para olimpíadas, também faz aulas de francês, inglês, mandarim e alemão.

Ele também é membro do Mensa Brasil e da Intertel, que são associações de pessoas com alto QI, onde os membros estão sempre sendo levados a estimular suas habilidades por meio de atividades, grupos de debates e de troca cultural entre membros que estejam em viagem por todo o mundo.

Com todas essas atividades, Diogo coleciona medalhas, seja em competições locais ou nacionais. Segundo Cíntia, as medalhas deste ano ainda não chegaram, mas eles já sabem que o pequeno gênio conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geopolítica.


Mas não pense que a rotina de Diogo só inclui estudo, apesar de toda essa agitação, a mãe conta que ele também pratica atividades como qualquer criança da mesma idade, brinca, corre e convive bem com todos. No entanto, Cíntia diz que ele está mais propenso a procurar amizades com pessoas mais velhas ou outras crianças superdotadas.

Questionada sobre quando percebeu que Diogo tinha essas habilidades, Cíntia explicou que nunca percebeu.

“Achei que ele era um menino muito inteligente e pronto. Não imaginei que fosse superdotado, pois não conhecia nada sobre isso. Desde bebê, sempre foi adiantado. Falou muito cedo e sempre chamou atenção por sua memorização, palavras e vocabulário muito elaborado, conhecimento do mundo, animais, etc”, disse.

Já Diogo diz que não sabe explicar como consegue aprender tão rápido, que não tem nenhuma técnica pra isso. Ele lê, olha ou ouve e pronto, aprende! O mesmo acontece com os cálculos, que o menino não sabe explicar como os faz com tanta agilidade e precisão.

Apesar de ainda ter apenas 12 anos e muito tempo para pensar no futuro, a mãe diz que Diogo sempre fala que quer ser neurocirurgião, quando crescer.

A participação de Diogo no “Pequenos Gênios” pode ser conferida no site do GShow. Já quem desejar conhecer mais sobre a rotina do menino, inclusive, participar dos desafios semanais sobre conhecimentos gerais que ele está lançando semanalmente, pode acompanhá-lo por meio de sua conta no instagram: @diogooliveiradantas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário