26 OUT 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
05/08/2024 09:40
Atualizado
05/08/2024 09:40

Caern recuperou mais de 1 bilhão de litros de água que eram desviados irregularmente no RN

O dado é referente aos primeiros seis meses de 2024. As ações de combate às fraudes, para garantir que o abastecimento ocorra de forma igualitária no Rio Grande do Norte, resultaram na recuperação de volume suficiente para abastecer uma cidade como João Câmara por seis meses. “O maior prejuízo é a redução do abastecimento para os consumidores. Toda a produção é calculada com base nas ligações ativas, o furto de água gera um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, explica o superintendente comercial da Caern Giordano Filgueira.
Caern recuperou mais de 1 bilhão de litros de água que eram desviados irregularmente no RN. O dado é referente aos primeiros seis meses de 2024. As ações de combate às fraudes, para garantir que o abastecimento ocorra de forma igualitária no Rio Grande do Norte, resultaram na recuperação de volume suficiente para abastecer uma cidade como João Câmara por seis meses. “O maior prejuízo é a redução do abastecimento para os consumidores. Toda a produção é calculada com base nas ligações ativas, o furto de água gera um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, explica o superintendente comercial da Caern Giordano Filgueira.

Furto de água é crime e a Caern tem intensificado o combate às fraudes para garantir que o abastecimento ocorra de forma igualitária no Estado. As ações de combate aos gatos no RN resultaram na recuperação de volume suficiente para abastecer uma cidade como João Câmara por seis meses.

Contabilizadas as irregularidades flagradas no primeiro semestre de 2024 chega-se ao total de 1,2 bilhão de litros que retornam para distribuição nos sistemas de abastecimento da Companhia.

Exemplo deste trabalho é o sistema adutor Jerônimo Rosado que vem tendo inspeções rotineiras de equipes próprias da Caern para combater os furtos. Já em Natal, na quinta-feira (1º) a equipe da Companhia identificou ligação irregular em estabelecimento na orla e aplicou multa de R$ 1,4 mil reais. As multas podem variar de acordo com o tamanho da irregularidade encontrada.

De 2021 até o final de junho de 2024 foram realizadas mais de 13 mil fiscalizações em todo o Estado. A ida das equipes segue cronograma por regiões e ocorre em todas as faixas de consumo, seja industrial, comercial ou residencial.

A fiscalização é uma atividade rotineira da Companhia, que possui também contrato com empresas terceirizadas para realização deste tipo de ação.

“O maior prejuízo é a redução do abastecimento para os consumidores. Toda a produção é calculada com base nas ligações ativas, o furto de água gera um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, explica o superintendente comercial da Caern Giordano Filgueira.

Todo o esforço da Companhia é para o melhor atendimento da população e evitar prejuízos para a sociedade. A aplicação de multas aos infratores recupera o prejuízo financeiro da Companhia, que por vezes, além do não pagamento regular das contas ainda provoca danos ao sistema de abastecimento como tubulações quebradas.

Os tipos de irregularidades mais comuns são desvio de água através da própria tubulação não passando pelo hidrômetro e a ligação que é feita diretamente na rede sem oficializar pedido à Companhia.

Além do trabalho desenvolvido pela Caern, a população pode denunciar possíveis casos de fraude nos canais de atendimento da Companhia. Os canais são: teleatendimento 115, Agência Virtual www.caern.com.br, aplicativo Caern Mobile e presencialmente nos escritórios de atendimento.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário