15 SET 2024 | ATUALIZADO 17:09
POLÍCIA
06/08/2024 12:03
Atualizado
06/08/2024 12:03

Medidas Protetivas de Urgência podem ser solicitadas de forma on-line

A+   A-  
Disponível a qualquer hora no site oficial da PCRN, a nova ferramenta é menos burocrática e acelera a solicitação das medidas protetivas. Para ter acesso ao sistema, a vítima de violência doméstica precisa antes fazer o login na conta gov.br para poder cadastrar o pedido. A ferramenta, disponível desde o ano passado, é mais uma opção às vítimas, especialmente àquelas que por qualquer razão não conseguem ir pessoalmente a uma unidade especializada da Polícia Civil; veja como solicitar.
Imagem 1 -  Medidas Protetivas de Urgência podem ser solicitadas de forma on-line. Disponível a qualquer hora no site oficial da PCRN, a nova ferramenta é menos burocrática e acelera a solicitação das medidas protetivas. Para ter acesso ao sistema, a vítima de violência doméstica precisa antes fazer o login na conta gov.br para poder cadastrar o pedido. A ferramenta, disponível desde o ano passado, é mais uma opção às vítimas, especialmente àquelas que por qualquer razão não conseguem ir pessoalmente a uma unidade especializada da Polícia Civil; veja como solicitar.
Medidas Protetivas de Urgência podem ser solicitadas de forma on-line. Disponível a qualquer hora no site oficial da PCRN, a nova ferramenta é menos burocrática e acelera a solicitação das medidas protetivas. Para ter acesso ao sistema, a vítima de violência doméstica precisa antes fazer o login na conta gov.br para poder cadastrar o pedido. A ferramenta, disponível desde o ano passado, é mais uma opção às vítimas, especialmente àquelas que por qualquer razão não conseguem ir pessoalmente a uma unidade especializada da Polícia Civil; veja como solicitar.
FOTO: ANNA PAULA BRITO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte disponibilizou um sistema para a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) de forma on-line. Disponível a qualquer hora no site oficial, a nova ferramenta é menos burocrática e acelera a solicitação das medidas protetivas. Para ter acesso ao sistema, a vítima precisa antes fazer o login na conta gov.br para poder cadastrar o pedido.

A ferramenta, disponível desde o ano passado, é mais uma opção às vítimas, especialmente àquelas que por qualquer razão não conseguem ir pessoalmente a uma unidade especializada da Polícia Civil.

A mulher vítima de violência doméstica não precisa ir até à delegacia, no primeiro momento. A partir do acesso ao site da Polícia Civil, no ambiente da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/), a usuária passa por algumas etapas iniciais até o preenchimento do Formulário Nacional de Risco.

O sistema foi desenvolvido no intuito de garantir o acesso mais rápido de mulheres vítimas de violência doméstica às solicitações de medida protetivas. A comunicação é registrada por meio da Delegacia Virtual, do SINESP.

Como solicitar:

Para solicitar o pedido de medida protetiva on-line, a mulher vítima de violência acessa o sistema utilizando o número do CPF e a senha da conta gov.br. Quem não tem esse cadastro no gov.br, precisa fazê-lo.

Em seguida ela preencherá um formulário eletrônico dividido em etapas: de qualificação da vítima e do agressor, endereços, relatos, histórico da violência, informações adicionais e anexos.

As vítimas podem gravar ainda e enviar um áudio relatando a violência sofrida. Após a conclusão do preenchimento do sistema, a Polícia Civil recebe e já encaminha ao Poder Judiciário, para que este possa analisar e deferir as medidas.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário