20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
06/01/2016 09:46
Atualizado
12/12/2018 16:20

Estoque de sangue O- praticamente zerado no Hemocentro

Situação é crítica no Hemocentro de Mossoró. Nesta quarta-feira (6), há apenas duas bolsas de sangue O- disponíveis para pacientes.
Josemário Alves

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró está com o estoque de sangue do tipo O- praticamente zerado. Nesta quarta-feira (6), há apenas duas bolsas disponíveis para pacientes.

De acordo com a assistente social Eciram Targino, a situação é considerada crítica. “Temos duas bolsas de sangue e um paciente que está recebendo a transfusão, ou seja, daqui a pouco poderemos não ter mais nenhuma bolsa”, afirma.

Ainda conforme a assistente social, o quadro atual é ainda mais preocupante porque no mês de janeiro há uma queda significativa no número de doadores. “Muitas pessoas estão de férias, viajando, e a quantidade de doações vem caindo”, enfatiza Eciram Targino.

Para que o estoque do Hemocentro se mantenha sempre em um nível satisfatório o ideal seria a doação de aproximadamente mil bolsas mensalmente, objetivo que não tem sido alcançado.

“Nosso estoque recebe por mês cerca de 700 doações, mas oscila muito, por isso pedimos a ajuda de todos nesse momento, principalmente daqueles que possuem sangue do tipo O-“, frisa.

Para os que desejam praticar esse ato solidário e se enquadram nos critérios estabelecidos para a doação de sangue, basta se dirigir até a unidade do Hemocentro, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Entre os critérios de doação, destacam-se: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Os doadores em potencial também poderão procurar a unidade móvel do Hemocentro em outras cidades a partir do próximo dia 9. O veículo estará no município de Caraúbas no sábado, em Umarizal no dia 16, Assu dia 23 e em Areia Branca no dia 30 de janeiro.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário