27 SET 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
27/09/2024 14:41
Atualizado
27/09/2024 14:42

Postos FAN e CIMSAL se juntam a Usibras no uso de gás natural via Potigás

O governo do estado formalizou a adesão destas empresas ao projeto do gasoduto Mossoró-Areia Branca, do Polo Gás Sal, nesta quinta-feira (26), durante visita à fábrica de beneficiamento de castanha de caju USIBRAS. Com o gás natural canalizado, a região da Costa Branca será beneficiada com a redução da emissão de poluentes, tendo em vista que o gás natural tem queima mais limpa que os combustíveis utilizados atualmente pelas indústrias e comércios do local. Além disso, o uso do gás reduz o trânsito de veículos pesados na BR-110 com transporte de grandes botijões que abasteciam esses estabelecimentos.
Postos FAN e CIMSAL se juntam a Usibras no uso de gás natural via Potigás. O governo do estado formalizou a adesão destas empresas ao projeto do gasoduto Mossoró-Areia Branca, do Polo Gás Sal, nesta quinta-feira (26), durante visita à fábrica de beneficiamento de castanha de caju USIBRAS. Com o gás natural canalizado, a região da Costa Branca será beneficiada com a redução da emissão de poluentes, tendo em vista que o gás natural tem queima mais limpa que os combustíveis utilizados atualmente pelas indústrias e comércios do local. Além disso, o uso do gás reduz o trânsito de veículos pesados na BR-110 com transporte de grandes botijões que abasteciam esses estabelecimentos.

Dentro da agenda do Governo do Estado em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra realizou nesta quinta-feira (26) uma visita à fábrica de beneficiamento de castanha de caju USIBRAS, onde foi recebida pelo superintendente industrial da empresa, Guilherme Assis.

Após visita às novas instalações, a governadora formalizou a assinatura de contratos com as empresas Potigás, CIMSAL, Posto FAN e o Governo referentes ao projeto do gasoduto Mossoró-Areia Branca, do Polo Gás Sal. A Usibras já recebe o gás natural canalizado, via Potigás, desde maio deste ano.

O superintendente exaltou os desafios com a mudança da sede da zona urbana de Mossoró para o pólo-industrial e da parceria governamental nesta nova fase.

“Contamos totalmente com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, especialmente nessa decisão difícil de mudar de uma fábrica estabelecida dentro da cidade para uma fábrica na zona industrial. O apoio do governo do Rio Grande do Norte foi fundamental para essa tomada de decisão. A Potigás apoiou bastante também com o Programa RN Mais Gás e isso vai fazer com que a gente continue a se desenvolver e expanda nossa atuação. Então, queria fazer meu agradecimento pessoal à governadora Fátima Bezerra, por ajudar tanta gente aqui e estamos felizes de estar aqui no Rio Grande do Norte, que é nossa casa”.

Dennis Falcon, diretor técnico e comercial da Potigás, dados do programa de detalhou os investimentos.

“O RN Mais Gás é um benefício do Estado para as indústrias que querem ter um desconto e um consumo diferenciado do gás natural. O Gasoduto Gás-Sal, é um gasoduto que vai sair de Mossoró no sentido Areia Branca, com aproximadamente 55 quilômetros de rede, um investimento que vai ser feito pela Potigás em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da CEDEC, algo em torno de 35 milhões, com previsão de início em janeiro de 2025 e 18 meses para a sua conclusão”.

A governadora Fátima Bezerra encerrou o evento enaltecendo a geração de emprego como um marco para a nova fase das empresas.

“Desde que nós assumimos o Governo do Estado, nós adotamos um lema que foi ser parceiro da iniciativa privada, entendendo que é quem gera emprego. O Estado tinha então que ter um diálogo permanente, de maneira propositiva e construtiva para que nós pudéssemos somar no sentido de criar no Rio Grande do Norte um ambiente favorável aos negócios. Estou feliz em estar aqui porque primeiro lugar isto aqui é emprego e o que o nosso povo mais precisa é disto, emprego”.

Polo Gás Sal

O empreendimento irá beneficiar a região salineira potiguar e as comunidades localizadas ao longo do percurso. A licitação para a execução das obras já está em andamento e será realizada presencialmente no dia 08 de outubro.

Com o gás natural canalizado, a região da Costa Branca será beneficiada com a redução da emissão de poluentes, tendo em vista que o gás natural tem queima mais limpa que os combustíveis utilizados atualmente pelas indústrias e comércios do local. Além disso, o uso do gás reduz o trânsito de veículos pesados na BR-110 com transporte de grandes botijões que abasteciam esses estabelecimentos.

O programa substitui o antigo Programa RN Gás e, ao mesmo tempo, simplifica o acesso ao benefício por parte das indústrias e garante que haja o repasse direto da redução da carga tributária no preço final do gás praticado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás).

O Programa Mais Gás tem por objetivo incentivar a industrialização do Estado, assegurando o fornecimento de gás natural a preço subsidiado às empresas consideradas prioritárias ao desenvolvimento do estado.

Neste programa, as empresas tem regime especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição do gás, simplificando o acesso ao benefício por parte da indústria, além de garantir que haja o repasse direto da redução da carga tributária no preço final do gás praticado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás), responsável pela comercialização do gás natural no Rio Grande do Norte.

Além dos já citados, participaram da solenidade Octávio Augusto, superintendente da FAN Postos; a deputada estadual Isolda Dantas; Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN); o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha; o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Araújo; o secretário da Casa Civil Ivanilson Maia; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Torquato e Hugo Fonseca, secretário adjunto da pasta; o diretor-presidente da Cimsal, Herbert Vieira; o secretário da Segurança Pública, Coronel Monteiro, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Comandante Linhares; Iris Oliveira, secretária de Assistência Social, Gustavo Coelho, secretário da Infraestrutura; a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) Natécia Nunes e a Comandante Márcia Fazolo Martini, do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário