28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
08/01/2016 10:07
Atualizado
13/12/2018 12:49

Ministério da Saúde está em Natal para investigar morte por febre amarela

O caso é de uma paciente falecida em julho deste ano, em Natal, cujos exames iniciais indicaram resultado positivo para febre amarela.
Reprodução

Uma equipe do Ministério da Saúde (MS) está em Natal desde a última segunda-feira (04) para atuar, em conjunto com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), na investigação do caso de febre amarela em Natal.

O caso é de uma paciente falecida em julho deste ano, em Natal, cujos exames iniciais indicaram resultado positivo para febre amarela. Até o momento não há evidências epidemiológicas para os resultados iniciais, já que não há histórico de viagens da paciente para áreas endêmicas e não foram detectados outros casos no município.

De acordo com a Sesap, foram definidas as estratégias do trabalho de investigação em duas frentes: a pesquisa pelos vetores que podem transmitir a doença e a coleta de material em primatas (saguis). A pesquisa do histórico vacinal da paciente nas unidades de saúde continua sendo feita. O Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA, continua investigando o caso, na busca de um resultado laboratorial definitivo.

A subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Cintia Higashi, explicou que “as equipes estão totalmente dedicadas à busca do esclarecimento do caso, já que, até o momento, trata-se de um caso isolado”.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário