21 DEZ 2024 | ATUALIZADO 18:31
VARIEDADES
10/10/2024 15:54
Atualizado
10/10/2024 15:55

Inmetro e IPEM/RN reforçam cuidados na hora comprar brinquedos

Os institutos fazem um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de seguir as recomendações de segurança ao comprar brinquedos, principalmente com a chegada do dia das crianças, para evitar acidentes. Entre os cuidados para garantir a proteção infantil estão: adquirir brinquedos somente no comércio formal, observar a faixa etária indicada e verificar a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro na embalagem do produto.
Inmetro e IPEM/RN reforçam cuidados na hora comprar brinquedos. Os institutos fazem um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de seguir as recomendações de segurança ao comprar brinquedos, principalmente com a chegada do dia das crianças, para evitar acidentes. Entre os cuidados para garantir a proteção infantil estão: adquirir brinquedos somente no comércio formal, observar a faixa etária indicada e verificar a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro na embalagem do produto.

Com a proximidade do Dia das Crianças, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) fazem um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de seguir as recomendações de segurança ao comprar brinquedos.

Entre os cuidados para garantir a proteção infantil estão: adquirir brinquedos somente no comércio formal, observar a faixa etária indicada e verificar a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro na embalagem do produto.

É fundamental optar por brinquedos que apresentem o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Este selo deve estar claramente visível, seja impresso na embalagem, gravado ou afixado diretamente no produto, e deve conter a marca e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que realizou a certificação.

O selo possui um número de registro, que pode ser conferido no site https://registro.inmetro.gov.br/consulta/. Através desse site, os responsáveis podem verificar se o produto realmente corresponde ao selo exibido, evitando assim a aquisição de produtos com selos falsos ou enganosos.

Também é importante certificar-se de que o brinquedo apresenta informações essenciais, como data de fabricação, detalhes sobre o conteúdo, instruções de uso e montagem, eventuais riscos e o CNPJ e endereço do fornecedor. Esses dados devem estar em português e são importantes para garantir a responsabilidade do fabricante ou importador.

Caso o brinquedo não apresente o selo, é importante entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM/RN nos seguintes canais: ouvidoriaipem.rn@gmail.com e pelo whatsapp (84) 98147-9433.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário