23 OUT 2024 | ATUALIZADO 17:48
ESTADO
ANNA PAULA BRITO
23/10/2024 10:36
Atualizado
23/10/2024 10:37

“Aparentemente está controlado”, diz Tenente-Coronel sobre incêndio na Serra do Lima, em Patu

Os primeiros focos foram registrados na tarde desta terça-feira (22) e se espalharam durante a madrugada desta segunda-feira (23). Ainda durante a noite, a guarnição do Corpo de Bombeiros do município de Patu recebeu reforços de Caicó, para tentar debelar as chamas. Nesta manhã, também chegou ao município o Helicóptero Potiguar 01, que segue atuando em pontos de difícil acesso da serra. Segundo o Tenente-Coronel Araújo, comandante do CBM de Caicó, aparentemente, o incêndio está controlado, mas os bombeiros continuarão atuando até que todos os focos sejam debelados, evitando que voltem a ganhar força.
“Aparentemente está controlado”, diz Tenente-Coronel sobre incêndio na Serra do Lima, em Patu. Os primeiros focos foram registrados na tarde desta terça-feira (22) e se espalharam durante a madrugada desta segunda-feira (23). Ainda durante a noite, a guarnição do Corpo de Bombeiros do município de Patu recebeu reforços de Caicó, para tentar debelar as chamas. Nesta manhã, também chegou ao município o Helicóptero Potiguar 01, que segue atuando em pontos de difícil acesso da serra. Segundo o Tenente-Coronel Araújo, comandante do CBM de Caicó, aparentemente, o incêndio está controlado, mas os bombeiros continuarão atuando até que todos os focos sejam debelados, evitando que voltem a ganhar força.

A Serra do Lima, no município de Patu, voltou a ser atingida por incêndio. Os primeiros focos foram registrados na tarde desta terça-feira (22) e rapidamente se espalharam pela vegetação seca.

A equipe do Corpo de Bombeiro do município iniciou o trabalho para conter as chamas ainda durante a tarde. À noite, receberam o reforço de uma guarnição do município de Caicó, ao qual o destacamento de Patu está subordinado.

Na manhã desta quarta-feira (23), também chegou ao município o helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, que está reforçando o trabalho, atuando em áreas de difícil acesso.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do Tenente-Coronel Araújo, comandante do CBM de Caicó, o prefeito de Patu, Rivelino Câmara, tranquilizou a população, informando que todas as providências para conter as chamas já haviam sido tomadas.

Apesar das dificuldades, em virtude da topografia do local, as equipe que atuaram durante toda a noite, incluindo voluntários que auxiliaram o trabalho dos bombeiros, conseguiram conter o avanço das chamas.

Nesta manhã, o Tenente-Coronel Araújo informou que aparentemente, o incêndio está controlado, mas que os bombeiros continuarão atuando até que todos os focos sejam debelados, evitando que voltem a ganhar força.

“O cenário é bem diferente de ontem à noite, quando nós estávamos aqui, hoje nós tivemos o apoio dessa ferramenta importantíssima no combate a incêndios florestais [se referindo ao helicóptero Potiguar 01], principalmente em locais difíceis de acesso, como é o caso aqui da Serra do Lima. Aparentemente, o incêndio está controlado, vamos continuar aqui monitorando todos os locais mais cruciais que a gente entende que gera algum risco aqui para o santuário, então iremos ainda fazer um combate aéreo com o Potiguar e esperamos que hoje a gente consiga debelar todos os focos de incêndio que estão aqui no local, na Serra”, disse.

Rivelino também aproveitou o momento para alertar sobre os cuidados que a população precisa ter ao visitar a serra, visando evitar novos acidentes que terminam em incêndios.

“Quando a gente vai visitar aqui a nossa serra, o cuidado com o fogo, o cuidado com alguma coisa que as pessoas às vezes deixam cair ou deixam por engano, ou deixam por esquecimento e no final a gente tem problemas como esse que nós estamos vivendo novamente. Nós tivemos um grande incêndio de 2019, depois tivemos outro menor e agora nós estamos, mais uma vez, quando a serra está com a sua vegetação muito seca, estamos vivendo esse momento difícil com o incêndio aqui, mas todos os esforços estão sendo envidados”, disse.

Os incêndios registrados na serra no ano de 2019, citados pelo prefeito, fizeram a população de Patu viver momentos de terror. As chamas destruíram grande parte da vegetação do local e chegaram a ameaçar o Santuário e Nossa Senhora dos Impossíveis.

Veja mais: Natureza na Serra do Lima segue em recuperação 11 meses após incêndio

Nesta quarta, o Padre Telmo, diretor do Santuário, agradeceu aos esforços conjuntos da gestão municipal e do governo do Estado, através do CBM, que rapidamente agiram para evitar que o incêndio atual tome as mesmas proporções do registrado em 2019.

“Bem, Rivelino, muito obrigado a você que tomou logo essa iniciativa de entrar em contato com o Estado, de pedir esse reforço, porque só os daqui não seria impossível combater esse incêndio. E é isso. Quando tem pessoas ligadas, todas nessas forças de comando, nós conseguimos. Graças a Deus, estamos saindo fora já e está praticamente controlado”, disse o padre.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário