19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
NACIONAL
Da redação
09/01/2016 11:02
Atualizado
13/12/2018 02:01

Piauiense que tirou a maior nota do ENEM em Matemática quer ser médico

Vitor Melo acabou o Ensino Médio em 2014. Ele já foi aprovado em 12 vestibulares, entre eles Engenharia de Computação/USP e Unicamp, Engenharia Civil/UnB e UFPI.
Reprodução/Instituto Dom Barreto

O piauiense Vitor Melo Rebelo, de 18 anos, aluno do Instituto Dom Barreto, alcançou a nota de 1.008,3 em Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. É a maior nota já registrada na história do Enem, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vitor Melo acabou o Ensino Médio em 2014 e, em 2015,  foi aluno ouvinte do terceiro ano/IDB. Ele já foi aprovado em 12 vestibulares, entre eles Engenharia de Computação/USP e Unicamp, Engenharia Civil/UnB e UFPI.

Mas, o sonho de Vitor sempre foi Medicina e ele quer usar a pontuação do ENEM para conseguir ingressar, depois da confirmação da vaga, no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As inscrições começam na segunda-feira (11), através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

Vitor atribui o resultado alcançado ao estudo, ao apoio dos pais e ao Instituto Dom Barreto. Nas redes sociais do IDB, Vitor e a família foram parabenizados pelos professores.

Os amigos e piauienses, de modo geral, comemoram o fato de Vitor ter fechado a prova de Matemática. "É uma conquista e reconhecimento nacional para educação do Piauí”, disse o governador Wellington Dias, em telefonema ao estudante.

Sobre a pontuação, Vitor ficou feliz, mas fez questão de ressaltar que outros alunos no país fizeram pontuações tão ou mais importantes que a dele.

O fato da nota ultrapassar mil pontos tem uma explicação: segundo o INEP, o Enem utiliza uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis.

Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. É avaliada a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.

Com informações do Instituto Dom Barreto

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