O programa “Jovem do Futuro”, o maior programa de capacitação profissional para a juventude, vai ampliar o número de jovens atendidos em 2025. A informação foi confirmada pelo prefeito Allyson Bezerra durante entrevista a uma emissora de TV na capital Potiguar.
Em dois anos, o programa beneficiou 2.000 jovens, segundo o prefeito Allyson Bezerra, a meta é formar 5 mil jovens por ano. O edital será lançado no começo do ano que vem.
“Nossa meta é forma 5 mil jovens por ano, inclusive já nó início de 2025 vamos publicar o edital. Queremos formar 20 mil jovens em quatro anos, dando oportunidade para que esses jovens tenham um curso profissionalizante, seja encaminhados para o mercado de trabalho, eu acredito muito na força da formação, e quero que nossa juventude tenha oportunidade de melhorar a sua vida e a vida da sua família”, afirmou Allyson.
Serão 2.500 vagas a cada semestre, completando 5 mil por ano. Com isso, mais jovens terão a oportunidade de se capacitarem e entrarem no mercado de trabalho.
Lançado em maio de 2023, o “Jovem do Futuro” é o maior programa realizado pela prefeitura de Mossoró, com a intenção de promover capacitação aos jovens do município. Com duração de quatro meses, os alunos matriculados recebem uma bolsa de R$ 300 mensais.
O público-alvo são alunos de 15 a 17 anos inscritos no Cadastro Único. Ao participar, os estudantes têm acesso a fardamento e material didático completo. Para participar, os jovens precisam residir em Mossoró e frequentar regularmente a rede pública de ensino federal, estadual ou municipal. Também é necessário ter renda familiar per capita inferior a um salário mínimo.
São ursos nas áreas de tecnologia, informática, mecânica de automóveis, mecânica de motos, introdução à informática, atendimento de telemarketing, estratégias de vendas e energias renováveis.
“O programa foi pensado para dar oportunidade, para que o jovem tenha condições de sonhar”, comentou o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra.