19 SET 2024 | ATUALIZADO 18:33
MOSSORÓ
Da redação
09/01/2016 09:48
Atualizado
12/12/2018 16:53

Bebê cirurgiado no coração é transferido para o Hospital da Mulher em Mossoró

Procedimento cirúrgico foi feito na Promater, em Natal, e a transferência está sendo feita no Potiguar I, da SESED, para a UTI Neonatal do Hospital da Mulher em Mossoró.
Sesed/RN

O helicóptero Potiguar I está fazendo a transferência neste momento de um bebê de 50 dias de nascido, do Hospital Promater, em Natal, para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher, em Mossoró.

O bebê, que se chama Antony, nasceu com um problema no coração, sendo necessária intervenção cirúrgica, o que ocorreu no Hospital Promater, em Natal. Para se recuperar do procedimento cirúrgico, o bebê precisa de uma UTI.

A transferência está sendo feita no Potiguar I, que tem no comando o piloto William. A aeronave recebeu uma adaptação com uma cuba refrigerada para fazer o translado do bebê, que está acontecendo com os cuidados do médico Thiago Barbosa, do SAMU Metropolitano.

O embarque em Natal deve acontecer por volta das 11h30 e a previsão de chegar ao Aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró é 13h. Em Mossoró uma equipe do SAMU já vai está aguardando para fazer a transferência para o Hospital da Mulher Parteria Maria Correia.

Equipe do alfa 1/mossoró

Dr manoel

Enf. Ana Andria

Téc. Ronaldo

O bebê nasceu no Hospital da Mulher, em Mossoró. Seus país são de Areia Branca. Detectado a necessidade tratamento cardiológico, foi transferido para o hospital especializado em Natal.

O Potiguar I

O Potiguar I, que pertence a Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, tem se destacado pelas ações de transportes de pacientes do interior para receber cuidados médicos na capital e neste caso fazendo o caminho de volta.

Outra missão do Potiguar I tem sido auxiliar nas operações policiais nas regiões metropolitana de Natal e também no interior do Estado. Para os delegados e promotores que realizam as operações, o suporte aéreo inibe os suspeitos de fugirem.

 

A Transferência


A transferência do bebê Antony, do ITORN, em Natal, para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher, em Mossoró foi perfeita.

O anestesiologista especialista em cirurgia no coração de bebês, José Madson Vidal, que é de Mossoró, contou que o bebê Antony chegou muito mal a Natal. Pesava apenas 1kg.

“A mãe só descobriu a cardiopatia após o nascimento, uma Persistência do Canal Arterial, conhecida no NOSSO dicionário cardiopata por PCA - em princípio é simples -  às vezes ela fecha sozinha, mas quando mais severa e não tratada, no caso cirurgiada pode levar a uma condição chamada de hipertensão pulmonar e até a morte.

“Além do baixo peso, o que agravou mais a situação foi o fato de ter tido pneumonia. Mas graças a Deus, e aos anjos do Incor, encabeçado por Dr Madson Vidal, a cirurgia foi um sucesso.

Nas palavras do médico: "Está bem. Curado. Agora é ganhar peso..."

 

Cardiologia

Segundo o médico José Madson Vidal, da Associação Amigos do Coração da Criança - AMICO/RN, para cada mil crianças nascidas vivas, pelo menos 40 apresentam algum quadro de anomalia no coração, carecendo de atendimento imediato para ter chances de crescer com saúde.

Este é um serviço de saúde de alto custo que o Estado não dispõem, sendo necessárias quase sempre ações judiciais para atende-las. Em Natal, a AMICO/RN recebe, faz o tratamento necessário e ainda dá apoio a família.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário