Neste dia 2 de novembro é celebrado o Dia de Finados, feriado nacional. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos e rezar pela alma deles. Desta forma, a Prefeitura de Mossoró organizou toda a estrutura dos cemitérios públicos no município para a visitação da população aos seus entes queridos.
O prefeito Allyson Bezerra, ao lado do vice Marcos Bezerra e o secretário de Serviços Urbanos, Miguel Rogério, visitaram os principais cemitérios púbilcos de Mossoró neste sábado, conversando com as pessoas. Segundo o prefeito Allyson, é momento que o cidadão precisa fazer uma reflexão sobre os valores da vida, sobre valorizar mais os amigos, em especial a família.
O entorno do cemitério São Sebastião, no centro da cidade, contou com isolamento para facilitar o acesso das pessoas ao local. A organização do espaço foi ressaltada pelos visitantes, que desde as primeiras horas, estiveram no cemitério localizado na rua Melo Franco, no centro da cidade. Quem foi ao local, pôde se deparar com um ambiente limpo e organizado.
“Está muito bem organizado esse ano, como por exemplo, na questão de estacionamento, onde estamos podendo estacionar nossos veículos, questão de segurança, de limpeza do ambiente. Tudo isso está bem organizado. A organização neste ano está de parabéns. Não tem do que reclamar”, falou Diego Alencar, morador do bairro Abolição IV e que esteve pela manhã no cemitério São Sebastião.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) montou um esquema de segurança para o Dia de Finados. Agentes da Guarda Civil Municipal e do Trânsito foram mobilizados para reforçar a segurança patrimonial e viária nos dois maiores cemitérios públicos da cidade.
“É a primeira vez que venho aqui, embora moro em Mossoró, meus avós faleceram há pouco tempo e a organização é muito boa. Está muito seguro para a gente transitar aqui na rua e a questão do policiamento também achei bem interessante. É bom a gente sentir essa tranquilidade para o pessoal que vem recordar seus entes queridos. Está muito boa a organização”, destacou Rafael Praxedes.
O Departamento de Mobilidade da SESDEM isolou as ruas Augusto Severo e Melo Franco, que dão acesso ao cemitério público, priorizando o trânsito livre de pedestres naquela região.
De forma estratégica, a Prefeitura realizou planejamento logístico para garantir que a visitação aos cemitérios ocorresse de maneira tranquila e segura. O trabalho incluiu a organização de estacionamentos, sinalização e orientação de fluxo de pessoas. A Prefeitura também disponibilizou banheiros públicos nos cemitérios.
“Está ótimo a organização dos espaços aqui no cemitério São Sebastião. A segurança, sobretudo a noite. Está tudo muito organizado. Está de parabéns a Prefeitura de Mossoró. Estamos com vendas boas nesse ano e com clima de muita tranquilidade”, contou a comerciante Leila Silva, que comercializa produtos no local há mais de 20 anos.
O feriado de 2 de novembro leva milhares de pessoas aos cemitérios para visitação de seus entes queridos que já faleceram. Por conta desta data, dezenas de comerciantes montam barracas em frentes a esses espaços para comercializarem coroas de flores, rosas, velas, entre outros produtos. A organização do espaço foi aprovada pelos comerciantes.
A Prefeitura de Mossoró disponibilizou espaços nos dois cemitérios públicos do município para os ambulantes venderem seus produtos. Os comerciantes passaram por um cadastramento e obter espaço para a comercialização dos produtos alusivos a data.
“Eu agradeço a gente ter um canto certo. Não tem mais confusão. A gente chega e o canto já está certo. Fizemos o cadastro, levamos toda nossa documentação. A Prefeitura liberou uma semana antes para a gente comercializar e eu só tenho a agradecer a ter esse espaço para poder comercializar nossos produtos. A gente espera o ano todo para vender esses produtos na semana de finados”, destacou Hilda Cristiane.
Maria de Fátima monta sua barraca no cemitério São Sebastião há mais de 30 anos para comercializar os produtos no dia de finados. Ela também ressaltou a organização do espaço nesta data. “Está muito organizado. A segurança foi reforçada e temos banheiros químicos aqui ao lado. Estamos em nossos lugares, porque já estamos acostumados nesses lugares que ficamos sempre. Faz cinco anos que estou nesse mesmo lugar. Todos escolheram seus cantos e estão satisfeitos. Está muito bom mesmo”, comemorou.