25 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:06
MOSSORÓ
Cezar Alves
09/01/2016 14:53
Atualizado
12/12/2018 16:53

?Está bem. Curado. Agora é ganhar peso...? diz médico que operou o bebê Antony

Bebê Antony, pesando apenas um quilo e duzentos gramas, deixou hoje o INCOR, em Natal e veio no helicóptero do Estado para Mossoró, onde foi recebido pelo SAMU.
Cezar Alves

A transferência do bebê Antony, do INCOR, em Natal, para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher, em Mossoró ocorreu com sucesso.

Veja mais

Bebe cirurgiado no coração é transferido para o Hospital da Mulher, em Mossoró

O médico mossoroense José Madson Vidal, que participou da cirurgia, disse sobre o resultado do procedimento:  “Está bem. Curado. Agora é ganhar peso...”

José Madson Vidal é anestesiologista, especialista em cirurgia no coração de bebês. Ele contou que Antony chegou muito mal a Natal. Pesava apenas 1kg.

Isto porque a mãe só foi perceber que o filho tinha problemas de cardiopatia após o parto. O nome da doença é: “Persistência no Canal Arterial”.

É conhecida por “NOSSO”. No dicionário cardiopata dos médicos leva o nome de PCA. Em princípio, José Madson Vidal disse que é uma doença simples.

Simples, se for tratada cedo, logo nos primeiros meses de vida. Às vezes, inclusive, fecha sozinha, ou seja, se cura sozinho. Às vezes, não. É preciso intervenção. Foi o caso.

Madson Vidal destacou que o bebê, nestes casos, não havendo uma intervenção, pode levar a uma condição que ele classificou como hipertensão pulmonar.

No caso de Antony, além do problema cardiológico, também contraiu pneumonia. Com os cuidados médicos, o bebê se recuperou e saiu muito bem da cirurgia.

Nas palavras do médico: "Está bem. Curado. Agora é ganhar peso...".

O bebê Antony vai ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher, em Mossoró, recebendo os cuidados médicos e alimentação adequada.

E permanecerá nesta condição até passar dos dois quilos, quando já vai estar numa unidade intermediária de tratamento intensivo no próximo hospital em Mossoró.

Os pais receberão orientações de como cuidar do bebê.

OUTRO CASO

Deve ser transferido ainda neste sábado, 9, para Natal, outro bebê com problemas cardiológico. Também será recebido e cuidado pelo médico mossoroense José Madson Vidal.

Neste caso específico, o bebê nasceu no Hospital Maternidade Almeida Castro e no próprio hospital os médicos descobriram a doença e já trataram de fazer o encaminhamento ao especialista.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário