A deputada Isolda Dantas (PT) posicionou-se a favor do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que modifica a jornada de trabalho 6 por 1, um regime em que o trabalhador atua por seis dias e tem direito a um dia de descanso.
O pronunciamento se deu nesta quarta-feira (13), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa. A proposta tem gerado grande repercussão nas redes sociais, com um número expressivo de apoiadores, principalmente mulheres, que apontam o impacto positivo que a mudança pode trazer para a qualidade de vida e o equilíbrio entre o trabalho e o convívio familiar.
Em seu pronunciamento, Isolda destacou que a proposta é mais um passo em uma trajetória de vitórias históricas da classe trabalhadora.
"Essas discussões nos remetem a conquistas como a redução da jornada, o salário mínimo e o décimo terceiro salário, frutos de muita luta. Agora, mais uma vez, estamos falando sobre melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir que elas possam viver e não apenas trabalhar para sobreviver", declarou a deputada.
Para muitos, a mudança de escala traz um benefício adicional: a oportunidade de maior convivência familiar, um fator importante para mulheres que relatam, nas redes sociais, a dificuldade de conciliar os horários de descanso com os de seus cônjuges e filhos.
A campanha, que já angariou 171 mil assinaturas de apoio, também reacende o debate sobre os direitos trabalhistas e o bem-estar social, ao propor condições mais humanizadas e sustentáveis de trabalho.
Isolda Dantas também mencionou um convite recebido da Federação Única dos Petroleiros para participar do G20 Social, evento paralelo à cúpula oficial do G20, que reunirá representantes dos 20 países mais ricos em um encontro no Rio de Janeiro.
O G20 Social abordará questões de grande impacto global, como mudanças climáticas e transições energéticas. A deputada integrará uma mesa de discussões, reafirmando o compromisso com pautas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade no contexto das políticas públicas.