Estudantes das escolas municipais Rotary Mossoró e Monsenhor Mota, encerraram as atividades escolares nesta quarta-feira (11), com a apresentação do projeto “Coco na Escola”, liderado pelo Mestre Concriz do Coco, que desenvolve apresentações musicais e poéticas junto a estudantes para democratizar o conhecimento sobre a cultura popular, o cordel e o coco em suas diversas modalidades.
O projeto foi aprovado no Edital Chamamento Público N° 11/2023 - Lei Maurício Oliveira, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Um dos principais representantes do coco nordestino, no Rio Grande do Norte, Mestre Concriz apresenta aos estudantes a riqueza cultura da embolada, do coco de improviso e da literatura de cordel, com uma apresentação musical que conta com pandeiro, ganzá, zabumba e guitarra. “É uma alegria poder ver essa meninada cantando coco com a gente, aprendendo a improvisar, e mostrando que a cultura pode sobreviver com a juventude”, comentou o artista.
Além dele, a apresentação conta com a participação dos músicos Renata Soraya (pandeiro), Nilsinho Percussa (percussão), Pedro Carlos (guitarra), Esdras Marchezan (ganzá), e apoio do grupo O Pessoal do Tarará.
“Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo para que mais pessoas conheçam o trabalho e a obra do Mestre Concriz. Ficamos muito felizes com a receptividade e a participação do público, principalmente quando estamos em escolas”, comenta Esdras Marchezan, produtor do projeto.
O projeto encerra a série de três apresentações na tarde desta quarta-feira (11), às 16h30, na Unidade de Educação Infantil Mário Negócio, na Baixinha.