O jogador do Real Madrid, Vinicius Jr. foi eleito o melhor do mundo. Nesta terça-feira, ele descobriu que venceu a eleição para The Best FIFA - Melhor Jogador pela primeira vez.
Ele venceu uma votação na qual havia mais dez jogadores indicados, com 48 pontos no total. O volante espanhol Rodri foi o segundo colocado, com 43 pontos, e o meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos.
Veja aqui o resultado completo da votação.
"Não sei nem por onde começar", disse o atacante ao receber o troféu em Doha, no Catar, na véspera de disputar a final da Copa Intercontinental da FIFA de 2024 contra o Pachuca, do México.
"Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é algo muito importante para mim", disse.
"Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas."
"O Real Madrid é o maior clube do mundo. Eu não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me colocou no campo, nas ruas. Agradecer a todos os jogadores da Seleção Brasileira e ao meu país, que vem torcendo por mim e me dando muita força para seguir na minha luta.
O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições.
Um dos pontos altos foi o gol anotado contra o Borussia Dortmund pela final da Liga dos Campeões da UEFA. Seus admiradores também não vão esquecer o hat-trick registrado contra o arquirrival Barcelona na Supercopa da Espanha.
Vini é também o primeiro brasileiro a vencer o principal prêmio da FIFA desde 2007, quando Kaká superou os emergentes Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. É a primeira vez que um brasileiro é premiado durante a era The Best
Principais conquistas
Venceu a Liga dos Campeões da UEFA de 2023/24, marcando gol na final
Venceu o Campeonato Espanhol de 2023/24
Venceu a Supercopa da Espanha de 2024, anotando hat-trick contra o Barcelona
Eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões de 2023/24 Champions League Player of the Season
Como Vinicius Jr. foi eleito The Best FIFA - Melhor Jogador
11 jogadores foram indicados inicialmente para o prêmio, tendo sido escolhidos por um painel de especialistas com base em seu desempenho entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.
A partir dessa lista, foram computados votos dos capitães e treinadores das seleções nacionais masculinas, de jornalistas especializados e de torcedores que votaram no site oficial da FIFA. Os eleitores fizeram suas primeira, segunda e terceira escolhas para o vencedor.
Os indicados receberam pontos dependendo da colocação (cinco pontos para o primeiro, três para o segundo e um para o terceiro).
Capitães que tenham sido indicados ao prêmio não puderam votar em si mesmos.
A votação dos quatro grupos de eleitores – treinadores, capitães, jornalistas e torcedores – contaram cada uma para 25% do total da pontuação final, independentemente do número de eleitores de cada grupo.
O prêmio foi dado ao jogador que conquistou a maior pontuação ao final do processo.
Se os finalistas empatassem em pontos, o prêmio seria concedido ao indivíduo que tenha sido escolhido mais vezes em primeiro pelos capitães das seleções masculinas.
O procedimento de votação para o prêmio da FIFA para o melhor jogador foi supervisionado por observadores independentes.