29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
13/01/2016 17:02
Atualizado
13/12/2018 01:04

Aposentado morre após 50 minutos aguardando ser atendido em Baraúna

Onésimo Romão, que socorreu o aposentado, disse que foi ao hospital e não havia médico e quando o encontrou ficou aguardando 50 minutos e o paciente não resistiu
Cedida

O aposentado Gilberto Lucas da Rocha, de 71 anos, morreu após aguardar por 50 minutos aguardando por atendimento médico no posto de saúde no município de Baraúna, Oeste do Rio Grande do Norte. O prefeito interino Edson Barbosa disse que determinou apuração do ocorrido e que casos assim não podem acontecer.

Gilberto Galés, como é mais conhecido, se sentiu mal em casa na Rua José Romão, 1069, no Centro de Baraúna. Foi socorrido por Onésimo Romão para o Hospital local.

Onésimo contou que no Hospital de Baraúna o médico havia saído mais cedo do trabalho (perto do meio dia). Foi orientado a levar Gilberto para um posto de saúde.

No primeiro posto de saúde, não encontrou socorro. No segundo, havia médico. O atendente mandou o paciente Gilberto aguardar.

Após 50 minutos aguardando, Gilberto Galés desmaiou. Onésimo Romão disse que bateu na porta do consultório médico e pediu que ele fosse socorrer a vítima.

"Eu disse: "Doutor, vai deixar o senhor morrer a míngua". Foi quando já começaram a gritar dizendo que ele tinha desmaiado. Aí o médico foi atender, mas era tarde", conta Onésimo.

O médico explicou ao Onésimo Romão que mesmo que tivesse atendido antes, não teria equipamento ou medicamento para socorrer a vítima no posto médico.

Explicou ainda a Onésimo e aos outros que estavam presentes ao local que o correto era fazer o atendimento de Gilberto Galés no Hospital e depois transferi-lo para Mossoró.

O MOSSORÓ HOJE ligou duas vezes para os números do secretário municipal de Saúde, Luiz Miranda, para ele comentar sobre o caso. O prefeito interino Edson Barbosa disse que vai mandar apurar o caso.

"Vou instaurar um procedimento para apurar o que aconteceu e adotar providências. Foi terrível. Estou num fogo cruzado. Não é nada pessoal contra ninguém. Não aceito isto. Ou a coisa funciona ou não vai dá certo. Vou fazer de tudo para funcionar certo", revolta-se o prefeito interino Edson Barbosa.

A vítima

O cidadão Jose Nerivan Claudio disse que Gilberto Galés "foi vítima da ingerência, dá falta de vergonha na cara, da incompetência". "Estamos revoltados, pois Gilberto era um cidadão que prestou muito serviços ao município de Baraúna, principalmente a nossa paróquia. Que Deus o tenha em um bom lugar", escreveu José Nerivan Claudio.

Denúncia

O caso será denunciado na promotoria de Justiça pelo vereador Tértulo Alves. "Isto não pode ficar assim. Estou denunciando este caos há vários meses sem que providências tenham sido tomadas", revolta-se o vereador.

Tértulo Alves disse que vem denunciando a falta de médico há muito tempo em Baraúna. Mostrou documentos que mostram erros graves na contratação de cooperativas médicas e não tem médicos na cidade.

Disse que já levou a documentação para o Ministério Público Estadual e como as providências não foram adotadas a tempo aconteceu esta tragédia. "Um cidadão de bem perdeu seu bem maior", reclama.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário