08 JAN 2025 | ATUALIZADO 18:45
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
06/01/2025 18:05
Atualizado
06/01/2025 18:05

Hemocentro de Mossoró está com estoque crítico; saiba como é fácil doar sangue e salvar vidas

A equipe de assistência social do Hemocentro de Mossoró está entrando em contato com doadores de sangue do município e região, por meio de mensagens no aplicativo Whatsapp, para convidá-los a comparecer à sede e fazer sua doação. De acordo com a assistente social Micheline Fernandes, o estoque de sangue está crítico e é necessários que os doadores compareçam à unidade, urgentemente, para fazer sua doação, repor o estoque, visando garantir que o banco de sangue tenha condições de atender a demanda de cirurgias, principalmente no HRTM.
Hemocentro de Mossoró está com estoque crítico; saiba como é fácil doar sangue e salvar vidas. A equipe de assistência social do Hemocentro de Mossoró está entrando em contato com doadores de sangue do município e região, por meio de mensagens no aplicativo Whatsapp, para convidá-los a comparecer à sede e fazer sua doação. De acordo com a assistente social Micheline Fernandes, o estoque de sangue está crítico e é necessários que os doadores compareçam à unidade, urgentemente, para fazer sua doação, repor o estoque, visando garantir que o banco de sangue tenha condições de atender a demanda de cirurgias, principalmente no HRTM.

O Hemocentro de Mossoró está, mais uma vez, precisando urgentemente repor seu estoque. De acordo com a assistente social Micheline Fernandes, a situação está crítica.

Devido a isto, a equipe de assistência social da unidade está entrando em contato com doadores de sangue do município e da região, por meio de mensagens no aplicativo Whatsapp, para convidá-los a comparecer à sede e fazer sua doação.

Micheline contou à reportagem do MOSSORÓ HOJE que neste período do ano é quando a unidade sofre mais, visto que aumenta a demanda e cai o número de pessoas que comparecem para doar.

Ela explica que é comum que as pessoas estejam mais relaxadas, curtindo, festejando e também viajando, o que reflete, consideradamente, no número de ocorrências, principalmente de cirurgias de emergência no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Na contramão, os doadores tendem a não buscar o Hemocentro para realizar doações, em virtude de estarem de férias, de recesso, viajando etc.

A assistente social reforçou o convite para que os doadores tirem um tempinho e procure a sede do Hemocentro, visto que apenas uma doação é capaz de salvar até quatro vidas.

COMO FAZER A DOAÇÃO

O processo de doação é muito simples. Primeiramente você faz um cadastro, onde são coletados seus dados para o banco de doadores. Nessa etapa é necessário apresentar um documento oficial com foto, sendo aceitos os documentos digitais.

Em seguida passa por uma pré-triagem, onde são checados sinais vitais. Na sequência uma breve conversa com a assistência social e segue para o setor de triagem onde são respondidas perguntas sobre sua saúde e estilo de vida.

Estando tudo certo em todos esses processos, você está apto a realizar sua doação.


PARA FAZER A DOAÇÃO É NECESSÁRIO:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO:

– Nunca vá doar sangue em jejum

– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

– Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação

– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação

– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

INTERVALOS PARA DOAÇÃO

– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)

– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário