A governadora Fátima Bezerra inaugurou nesta terça-feira (07) a estrada de acesso ao Santuário Irmã Lindalva, em Assu, investimento de R$ 6,5 milhões com recursos do Programa de Restauração de Rodovias estaduais que está sendo executado em todas as regiões do Rio Grande do Norte. São 5,2 quilômetros de extensão, contemplando construção do leito da pista, sub-base, base, pavimentação e sinalização horizontal e vertical.
“É muito especial estar aqui neste momento e entregar esta estrada de acesso ao Santuário Irmã Lindalva. É um dos dias mais felizes da minha vida. Isso aqui não é apenas uma obra física. Essa estrada é um símbolo da fé, da esperança e da nossa confiança na figura de Irmã Lindalva, a Beata que teve uma vida tão bonita, que nos inspira, pois olhava para todos e todas, mas principalmente para os mais pequenos, os mais humildes”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra, lembrando que a estrada “é para que as gerações presentes e futuras de Assu e da região nunca se esqueçam da senhora, que tenham na sua vida, na sua trajetória, um exemplo de fé, de coragem e de amor ao próximo”.
O prefeito Lula Soares também mencionou a importância da estrada para o desenvolvimento da região.
“O dia de hoje é de agradecimento. Esta estrada, com certeza, trará desenvolvimento para a região, favorecerá a peregrinação para que essa região possa ser um polo de turismo religioso e possa aquecer a economia de Assu, como demonstrado em vários outros casos.”
Presente à solenidade, o Bispo Diocesano de Mossoró, Francisco de Sales, destacou a importância da iniciativa e fez projeções para a construção do santuário, que fica localizado justamente onde nasceu Irmã Lindalva.
“Este é um momento significativo não só para a cidade, que recebe esta obra pensada em primeiro lugar como acesso, e hoje nós temos um asfalto bonito que nos traz até aqui em segurança. É o ponto de partida de um caminho, o santuário. Não é só um lugar de encontro religioso. É um lugar de humanização, de humanidade, de cultura, de fé, que se entrelaçam juntamente com os pés de pessoas que se fazem peregrinos e peregrinas. Este é o nosso desejo. Teremos responsabilidades muito sérias daqui por diante”, afirmou o bispo, ao lembrar o empenho da governadora para a concretização da obra.
“Juntos, queremos caminhar para dar luz a todos os sonhos que a gente traz no coração para esse pedaço de terra sagrado, onde nasceu uma santa com o nosso rosto, com o nosso sotaque, com o nosso jeito de ser santo, nordestinamente”, ressaltou o sacerdote.
Esse trecho é diferente dos demais. Os 5,2 quilômetros, partindo da BR-304 até o santuário, foram construídos pelo Governo do Estado sobre o leito de uma estrada de terra batida que levava a propriedades rurais na região e onde foi construída uma estátua em memória de Irmã Lindalva.
“Não tenho dúvida de que a pavimentação vai fazer uma diferença grande no fluxo de pessoas visitando o santuário”, previu o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho.
O secretário citou outros trechos rodoviários da região em obras ou já implantados na atual gestão, comandada pela governadora Fátima Bezerra, como os 41 quilômetros da RN-233, entre Assu e Triunfo Potiguar, reconstruídos em 2022 com recursos do Governo Cidadão, e, mais recentemente, os 25 quilômetros da RN-118, entre Ipanguaçu e Alto do Rodrigues, usado como desvio durante os 50 dias de interdição total da BR-304, em decorrência do desmoronamento da ponte sobre o Rio Ponta de Serra, no km 203,4 entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento.
Em obras, com prazo de conclusão nos primeiros meses de 2025, estão os trechos da RN-263, Pedro Avelino/Afonso Bezerra e Afonso Bezerra/Angicos, além da RN-041, principal via de acesso ao município de Santana do Matos.
Sobre Irmã Lindalva
A religiosa fez parte da Irmandade Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e é considerada uma mártir pela Igreja Católica. Ela foi assassinada em 1993, em Salvador (BA), e, em 2007, foi beatificada pelo Vaticano. Atualmente, o processo de santificação da potiguar está em curso no Vaticano.
Em agosto de 2020, o deputado George Soares aprovou Projeto de Lei, sancionado pelo governo do RN, tornando a Festa Comemorativa da Irmã Lindalva, em Assú, patrimônio imaterial, cultural, religioso e histórico do RN. A Lei Ordinária nº 10.767, de 2 de setembro de 2020 foi publicada na edição do Diário Oficial (DOE) em 3 de agosto de 2020.
Estiveram presentes ao evento de entrega da obra de acesso ao santuário de Irmã Lindalva Davi e Veridiano, irmãos da Beata além de primos e parentes da religiosa; o prefeito de Assú, Lula Soares e a vice-prefeita Isabela Morais; o presidente da Câmara Municipal do município, Júnior do Trapiá; da secretária de Saúde Viviane Lima, além dos vereadores Paulinho de Marlene, João Wallace, Gigi Lopes, Wedson Nazareno, Priscila de Terceiro, José Valterlândio, Tê, Letícia de João Paulo e Clebson Corcino. Também se fizeram presentes o ex-prefeito Gustavo Soares; o prefeito de Paraú, Júnior Evaristo e os vereadores Aldefran Henrique, Jane Meire e Franklin Peixoto; o vice-prefeito de Carnaubais, Vanderlei Mendes; o prefeito de São Rafael, Canindé da Farmácia; a deputada Divaneide Basílio; o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) George Soares; Gustavo Coelho, secretário da Infraestrutura do Estado; Natécia Nunes, Diretora de Obras e Operações do Departamento de Estradas e Rodagens (DER); o professor Raimundo Inácio, diretor do Campus da UERN, em Assú; padre Flávio Augusto, Vigário-geral da Diocese de Mossoró e padre Netinho, administrador paroquial da Paróquia de Irmã Lindalva.