O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (13), dois alertas de chuvas intensas, de até 50 milímetros por dia, para todas as regiões do Rio Grande do Norte, com destaque para a região do Alto Oeste, com possibilidade de chuvas de até 100 mm.
O primeiro aviso é amarelo, de perigo potencial, que abrange todo o estado, e é válido até às 10h da terça-feira (14). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 km/h. O instituto informa que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o segundo alerta é o de cor laranja, abrangendo 16 municípios da região do Alto Oeste potiguar, das 12h desta segunda (13) até às 10h de terça-feira (14). A previsão é de chuvas variando entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, com possibilidade de ventos intensos, de 60 a 100 km/h, causando risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a semana deve ser de chuvas ao longo da manhã, com expectativa de precipitações mais intensas na quarta-feira (15). O tempo volta a ficar firme na sexta-feira (17). A temperatura varia entre 23 ºC e 33 ºC.
Em Pau dos Ferros, Alto Oeste do Rio Grande do Norte, o tempo deve ficar nublado pela manhã e há expectativa de chuva dentro do mesmo período. Pelo período da tarde e à noite, as chuvas devem continuar na maior parte desta semana. A temperatura mínima é de 22 ºC e a máxima é de 31 ºC.
Na região do Seridó Potiguar, o tempo deve ser marcado por pancadas de chuva e chuvas passageiras ao longo da semana em Currais Novos. Na maior parte dos dias, no entanto, o tempo fica firme à noite. A temperatura oscila entre 21 ºC e 31 ºC. Outra orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.