28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
NACIONAL
Da redação
14/01/2016 06:16
Atualizado
14/12/2018 01:05

Aumenta valor da multa por estacionar em vagas reservadas

A medida entrou em vigor no dia 4 de janeiro e os condutores flagrados desrespeitando as vagas exclusivas já serão notificados com a lei atualizada.
Valéria Lima

Seguindo a nova medida do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Mossoró (SEMOB) devem fiscalizar com mais rigor os condutores que estacionarem em vagas reservadas a deficientes físicos ou idosos. Conforme alteração do CTB, a infração teve reajuste de 140% no valor.

A medida entrou em vigor no dia 4 de janeiro e os condutores flagrados desrespeitando as vagas exclusivas já serão notificados com a lei atualizada.

Além de receber 5 pontos na carteira de habilitação (antes eram 3), o motorista multado vai pagar R$ 127,69, em vez dos R$ 53,20 anteriores.

Quem parar em vaga reservada, como a de deficientes físicos ou idosos, passará a cometer infração grave, e não mais leve, como previa anteriormente o artigo 181 Código de Trânsito, que diz respeito a estacionar em desacordo com a regulamentação.

De acordo com Luís Corrêa, Agente de Trânsito e Transporte do município, a mudança foi determinada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, criado pela lei 13.146, sancionada em julho passado e que teve o prazo de 6 meses para começar a vigorar. “A alteração na lei foi aprovada no ano passado, mas só entrou em vigor no início desta semana.

O objetivo dessa mudança na lei é diminuir a incidência da infração de estacionar em vagas de deficientes e idosos. Infelizmente, essa é uma prática comum, mas será combatida com maior rigor”, destacou.

Para o aposentado Joaquim Brito, o maior rigor na lei é uma grande ajuda para todos os beneficiados pela reserva de vagas.

"Uma fiscalização mais intensa vai inibir os motoristas de ocuparem as vagas que não são deles. A gente sempre se depara com ocupação indevida. As pessoas dizem que é rapidinho e logo saem, mas sabemos que está errado e causa desgaste. Tanto no centro como em estacionamentos privados, incomoda a falta de respeito. Assim, uma punição maior deve inibir o mal comportamento”, afirmou.

Com informações da Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário