A Escola Municipal 13 de Maio, localizada no Projeto de Assentamento Palheiros III, zona rural do município de Upanema-RN, está entre as 15 unidades educacionais do Rio Grande do Norte contempladas com laboratório do Programa Mais Ciência na Escola, financiados pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Confira o decreto do Programa Mais Ciência na Escola
Através destes dois ministérios, o Governo Federal destinou recursos para instalar 15 laboratórios de ciências em cada estado. Para tanto, foi feito uma seleção de proposta apresentada por professores de instituições federais em cada instado. As propostas deveriam seguir as diretrizes do Programa Mais Ciência na Escola.
No Rio Grande do Norte, concorreram propostas elaboradas pelos professores da UFRN, UERN, IFRN, ISD e a UFRRSA. A proposta vencedora (resultado saiu em novembro de 2024) Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 13/2024 foi elaborada sob a coordenação da professora Midiã Medeiros Monteiro, da UFERSA. O valor global do projeto é de R$ 1,5 milhão.
Confira lista de escolas contempladas com projeto
O projeto prevê investimento de mais ou menos 40 mil reais em equipamentos em cada uma destas escolas. Esta semana, a professora Midiã Medeiros Monteiro reuniu os representantes das 15 escolas contempladas no Campus Central da UFERSA, em Mossoró-RN.
De Upanema-RN, por exemplo, veio a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marilene Cruz, e o coordenador Pedagógico da Pasta, Matheus Klisman. Também estiveram presentes o diretor da Escola Municipal 13 de Maio, Marcondes Joaquim, e o coordenador Pedagógico da escola, Aldefran Anderson.
A coordenadora do projeto, professora e pesquisadora Midiã Medeiros Monteiro, explicou que o projeto começa a ser implantado nas escolas agora em janeiro de 2025 e vai até novembro de 2026. Além do investimento de R$ 40 mil reais em equipamentos, também terá bolsas para o docente responsável pelo laboratório e dez bolsas para estudantes, com duração de 12 meses.
“Ainda que possa soar clichê, a educação transforma, conhecimento é poder. Nós buscamos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida, com conhecimento científico de qualidade, a partir da educação. Esperamos que o projeto possa impulsionar crianças e adolescentes no labirinto que é o conhecimento, das mais diversas áreas. Labirinto aí na perspectiva de Castoriadis, que é um autor que gosto muito”, destaca.