O ministro da Saúde Marcelo Castro, destacou na manhã desta quinta-feira (14), os investimentos pela Prefeitura de Mossoró. De acordo com o ministro, a cidade vem investindo cerca de 30% das suas receitas correntes líquidas na saúde pública, o dobro do que determina a lei.
“Está de parabéns a gestão municipal, sem dúvida nenhuma está fazendo um grande esforço para aportar 30% de suas receitas na área de saúde, a área mais urgente de solução no Brasil hoje”, afirmou Marcelo Castro em entrevista ao programa Passando a Limpo, veiculado na Rádio Difusora de Mossoró.
Marcelo Castro explicou que a legislação brasileira estabelece como investimento mínimo em saúde pública os seguintes percentuais, de acordo com os entes federativos: Governo Federal - 13,2%, devendo chegar ao percentual de 15% até 2020; Estados: 12%, e Municípios: 15%. “A saúde pública no Brasil é concebida nessa relação tripartite, todos trabalhando harmonicamente”, frisou.
Ainda segundo o ministro, em 2014 os municípios brasileiros gastaram em média 23% de suas receitas com saúde, ou seja, Mossoró investe no setor duas vezes mais do que preconiza a legislação e mais até do que a média nacional. “Confesso que o peso está pendendo mais para o lado dos municípios”, reconheceu Marcelo Castro.
O ministro também relatou que o fato de Mossoró, como cidade polo, receber pacientes de outros municípios, acaba exigindo do gestor investimentos ainda maiores. “Cidades que são polo de saúde, que além de atender os seus munícipes, precisam atender os munícipes da região circunvizinha, estão com grande dificuldade, gastando valores mais do que são obrigados por lei”, enfatizou.
O prefeito Francisco José Júnior comentou, através de suas redes sociais, as declarações do ministro Marcelo Castro. “É gratificante para um gestor municipal receber o reconhecimento por esforços concentrados na melhoria dos serviços básicos de sua cidade. Sempre ressaltei que a saúde dos mossoroenses é uma das prioridades da gestão. Assim, apesar das dificuldades, encaro esse compromisso com a seriedade de quem administra baseado na responsabilidade”, disse.
O chefe do Executivo local lembra ainda que Mossoró está entre as 30 cidades do Brasil que mais investem em saúde. “Isso não sou eu que estou dizendo, são os próprios levantamentos nacionais. Pesquisa realizada pela Austin Rating, a principaç agência classificada de risco do Brasil, apontou que somos o 28º município do país que mais investe tanto em saúde, quanto em educação”, conclui Francisco José Júnior.