A 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró deu início, nesta segunda-feira (3), à primeira pauta do júri popular no ano de 2025. O primeiro a ser julgado neste ano é Patrick Vinicius da Costa, de 26 anos.
Ele é acusado de participar do homicídio que vitimou Matheus Marques dos Santos Batista, no ano de 2022, no Centro de Mossoró. Por este crime, já foi julgado e condenado Alan Deybson Abreu Fernandes. Patrick é acusado de estar dirigindo o veículo utilizado para a prática do homicídio.
Os trabalhos foram iniciados por volta das 9h, com o juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros explicando aos novos jurados como funciona o processo do Júri. Em seguida, foi realizado o sorteio dos 7 cidadãos para compor o Conselho de Sentença.
Sobre o julgamento desta segunda, o promotor Armando Lúcio Ribeiro afirmou que a acusação tem provas sobre a culpa do réu e pedirá a condenação por homicídio qualificado.
Já a defesa, patrocinada pelos advogados Fabrício Santos da Silva e Otoniel Maia Júnior, utilizará a tese de negativa de autoria. Os advogados afirmam que o não há provas suficientes para a condenação de Matheus e que a polícia civil teria se baseado apenas no fato de o carro utilizado no crime estar em nome de um familiar do réu.
Patrick está respondendo ao processo em liberdade e não compareceu ao fórum para participar do julgamento.
O júri deve ser concluído ao longo do dia, quando o Conselho de Sentença vai decidir sobre a culpa do réu e, de acordo com a decisão, será aplicada a pena.
O CRIME
No dia 02 de agosto de 2022, Matheus Marques dos Santos Batista estava dentro de um veículo, aguardando o avó, que realizava tratamento contra um câncer no Hospital da Liga, no Centro de Mossoró.
Enquanto aguardava, a vítima foi surpreendida por um veículo que se aproximou e um dos ocupantes desferiu vários disparos de arma de fogo contra ela.
Matheus não teve qualquer chance de reagir. Ele não resistiu aos ferimentos e encontrou em óbitos ainda no local.
Veja também Youtube: https://youtu.be/Si565MFU3W4