O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), lançou um aplicativo para para ensinar dicas de prevenção ao afogamento para crianças.
O “Pequeno Guarda-Vidas” está disponível, inicialmente, na Play Store, para aplicativos android. A ferramenta foi idealizada pelo Sargento Rocha, do CBM de Mossoró, e desenvolvida de forma voluntária pelo programador Antônio Kalielso Silveira de Mendonça.
Segundo o sargento, o objetivo do aplicativo é ensinar às crianças e também aos seus responsáveis, como prevenir afogamento, que pode ocorrer em locais onde menos se espera, como baldes, bacias ou qualquer lugar onde crianças tenham acesso fácil à água.
Segundo dados da Sobrasa, 16 pessoas morrem afogadas diariamente no Brasil, o que resulta em um afogamento a cada 90 minutos. Deste total 3 são crianças. Além disso, os dados também apontam que uma criança morre afogada a cada dois dias, dentro da própria residência.
“Um local onde deveriam estar mais seguras, estão se afogando. Por isso a importância desse aplicativo, porque a prevenção é a ferramenta mais importante contra o afogamento”, alerta o bombeiro.
No aplicativo, a criança recebe várias orientações e tem a oportunidade de brincar com o personagem, realizando diversas tarefas que ajudam a prevenir os acidentes.
É possível, por exemplo, retirar brinquedos que estejam próximos à piscinas e se tornem atrativos para que as crianças se aproximem da água. Também há a possibilidade de cercar piscinas com grades, esvaziar baldes e bacias, entre outras tarefas.
O sargento também informou que ao concluir as tarefas, a crianças ganha um certificado de vidas salvas, confirmando que ela é um “Pequeno Guarda-Vidas”.
“A criançada aprende e atuamos nessa área pelo índices e também porque a criança é um meio muito interessante de transmitir essas dicas de prevenção”, concluiu o sargento.
Assista também no Youtube: https://youtube.com/shorts/4cxMmsQpVt0?feature=share