05 FEV 2025 | ATUALIZADO 12:23
POLÍCIA
ANNA PAULA BRITO
05/02/2025 10:58
Atualizado
05/02/2025 11:03

Bombeiros do RN lançam aplicativo para ensinar dicas de prevenção ao afogamento para crianças

O “Pequeno Guarda-Vidas” está disponível, inicialmente, na Play Store, para aplicativos android. A ferramenta foi idealizada pelo Sargento Rocha, do CBM de Mossoró, e desenvolvida pelo programador Antônio Kalielso Silveira de Mendonça, tendo contado com o apoio do CBMRN e da Sobrasa. Segundo o sargento, o objetivo do aplicativo é ensinar às crianças e também aos seus responsáveis, dicas de prevenção ao afogamento, que pode ocorrer em locais onde menos se espera, como baldes, bacias ou qualquer lugar onde crianças tenham acesso fácil a água.
Bombeiros do RN lançam aplicativo para ensinar dicas de prevenção ao afogamento para crianças. O “Pequeno Guarda-Vidas” está disponível, inicialmente, na Play Store, para aplicativos android. A ferramenta foi idealizada pelo Sargento Rocha, do CBM de Mossoró, e desenvolvida pelo programador Antônio Kalielso Silveira de Mendonça, tendo contado com o apoio do CBMRN e da Sobrasa. Segundo o sargento, o objetivo do aplicativo é ensinar às crianças e também aos seus responsáveis, dicas de prevenção ao afogamento, que pode ocorrer em locais onde menos se espera, como baldes, bacias ou qualquer lugar onde crianças tenham acesso fácil a água.
FOTO: PEDRO CEZAR

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), lançou um aplicativo para para ensinar dicas de prevenção ao afogamento para crianças.

O “Pequeno Guarda-Vidas” está disponível, inicialmente, na Play Store, para aplicativos android. A ferramenta foi idealizada pelo Sargento Rocha, do CBM de Mossoró, e desenvolvida de forma voluntária pelo programador Antônio Kalielso Silveira de Mendonça.

Segundo o sargento, o objetivo do aplicativo é ensinar às crianças e também aos seus responsáveis, como prevenir afogamento, que pode ocorrer em locais onde menos se espera, como baldes, bacias ou qualquer lugar onde crianças tenham acesso fácil à água.

Segundo dados da Sobrasa, 16 pessoas morrem afogadas diariamente no Brasil, o que resulta em um afogamento a cada 90 minutos. Deste total 3 são crianças. Além disso, os dados também apontam que uma criança morre afogada a cada dois dias, dentro da própria residência.

“Um local onde deveriam estar mais seguras, estão se afogando. Por isso a importância desse aplicativo, porque a prevenção é a ferramenta mais importante contra o afogamento”, alerta o bombeiro.

No aplicativo, a criança recebe várias orientações e tem a oportunidade de brincar com o personagem, realizando diversas tarefas que ajudam a prevenir os acidentes.

É possível, por exemplo, retirar brinquedos que estejam próximos à piscinas e se tornem atrativos para que as crianças se aproximem da água. Também há a possibilidade de cercar piscinas com grades, esvaziar baldes e bacias, entre outras tarefas.

O sargento também informou que ao concluir as tarefas, a crianças ganha um certificado de vidas salvas, confirmando que ela é um “Pequeno Guarda-Vidas”.

“A criançada aprende e atuamos nessa área pelo índices e também porque a criança é um meio muito interessante de transmitir essas dicas de prevenção”, concluiu o sargento.

Assista também no Youtube: https://youtube.com/shorts/4cxMmsQpVt0?feature=share

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário