19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
Da redação
16/01/2016 08:08
Atualizado
13/12/2018 03:11

Relatório aponta tendência favorável de chuvas a partir de março

Dados foram apresentados na sexta-feira (15), durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática de 2016, realizada em Campina Grande, na Paraíba.
Valéria Lima

Meteorologistas do Nordeste apontam uma tendência favorável de melhoria do volume de chuvas na região a partir do mês de março, ressaltando que essa tendência dependerá de como se comportarão as condições térmicas nos oceanos Atlântico e Pacífico.

O assunto foi discutido na sexta-feira (15), durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática de 2016, realizada em Campina Grande, na Paraíba.

De acordo com o relatório apresentado, as atuais configurações oceânicas e atmosféricas globais indicam a persistência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) de intensidade moderada na região do oceano Pacífico equatorial, o que aponta tendências de chuvas variando entre normais e abaixo do normal sobre o setor Norte do Nordeste Brasileiro.

No entanto, os resultados das análises climáticas indicam uma tendência favorável a melhoria da qualidade do período chuvoso a partir do mês de março, com o enfraquecimento do fenômeno El Niño-Oscilação Sul.

Segundo o último levantamento feito pela Empresa de Pesquisa de Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), até às 7h de ontem (15), 55 postos do Estado haviam registrado chuvas, que devem continuar ocorrendo durante o fim de semana.

As maiores chuvas na mesorregião Oeste caíram em Itau, 48,0 milímetros (mm); Tabuleiro Grande, 40,0mm; Rodolfo Fernandes, 38,3mm; Venha Ver, 33,0mm e Apodi, 9,0mm. Choveu ainda em Tenente Ananias, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Pau dos Ferros, Felipe Guerra e Portalegre. No Agreste choveu mais forte em Jundiá, 53,8mm; Nova Cruz, 36,0mm; Santa Cruz, 20,5mm e Jaçanã 16,5mm. Na região Leste choveu forte em Espírito Santo, 78,5mm; Canguaretama, 75mm; Senador Georgino Avelino, 40,7mm; Baia Formosa, 30,0mm; Nísia Floresta, 23,8mm; Montanhas, 15,6mm; Goianinha, 13,3mm; Parnamirim, 6,6mm e Natal, 5,4mm.

Na próxima segunda-feira (18), o metereologista da Emparn, Gilmar Bristot, estará em Fortaleza para a primeira reunião dos meteorologistas do Nordeste sobre a quadra chuvosa de 2016.

Segundo a Emparn, a análise será feita com base na atuação prolongada do Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas em vários estados do Nordeste.

Os meteorologistas também vão apresentar os prognósticos para o período de chuvas de janeiro a março, diante da possibilidade do fenômeno El Niño perder forças. Essa mesma reunião acontecerá no final de fevereiro na sede da EMPARN, como acontece todos os anos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário