24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
ESTADO
Por Josemário Alves
19/01/2016 15:00
Atualizado
13/12/2018 09:05

Mudança de temperatura mata mais de 150 toneladas de tilápias em Upanema/RN

Prejuízo está orçado em cerca de R$ 1 milhão, segundo o presidente da colônia de pescadores. O caso provocará grande impacto no comércio regional durante a Semana Santa.
Cedida / Renato Medeiros

Mais de 150 toneladas de tilápia que eram produzidas em criadouros na barragem de Umari morreram nesta terça-feira (19) no município de Upanema. O motivo foi a mudança de temperatura provocada pelas chuvas dos últimos dias.

Segundo o presidente da colônia de pescadores, José Francisco (Dedé de Cafu), a queda na temperatura e a ventilação diferenciada provocaram a desoxigenação da água da barragem. Dos 13 criadouros, sete deles tiveram perda total.

“Há possibilidade de haver mais peixes mortos nos próximos dias”, estima o presidente.

O prejuízo está orçado em mais de R$ 1 milhão. Em virtude da perda, alguns pescadores não terão mais condições de manter a criação de tilápias, considerada a maior da região.

Os peixes eram comercializados em todo o Rio Grande do Norte e o prejuízo deverá provocar grande impacto no comércio regional durante a Semana Santa. Isso porque, neste período, é comum aumentar o consumo de pescado.

Os peixes mortos foram retirados dos criadouros o mais rápido possível para evitar a contaminação da água do reservatório, que é usada para abastecer municípios do médio Oeste potiguar e várias cidades da Paraíba, através de caminhões pipas.

(Cedida / Renato Medeiros)

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário