24 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:44
ESTADO
Da redação
21/01/2016 15:44
Atualizado
13/12/2018 10:59

Golfinho morre encalhado na praia de Pernambuquinho, em Grossos/RN

O mamífero foi encontrado na praia pela equipe de pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do RN (UERN).
Cedida: Carlos Jr. (Blog A Voz de Areia Branca)

Um golfinho pintado, da espécie Stenella attenutta, encalhou por volta das 7h30 de hoje (21) na Praia de Pernambuquinho, na cidade de Grossos, região salineira do Estado. Ele morreu após tentativas de reintrodução ao mar.

O mamífero foi encontrado na praia pela equipe de pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), que executa o Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP).

Após localizar o animal, os técnicos iniciaram imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, retirando o golfinho da área de ondas e o protegendo do sol. Médicos Veterinários do PCCB-UERN foram ao local e realizaram procedimentos de estabilização, que envolve a hidratação intravenosa e proteção da pele contra exposição aos raios solares. Os procedimentos aconteceram enquanto o animal era mantido em uma piscina natural na área do encalhe.

Após a estabilização, o animal foi levado para a praia e procedeu-se tentativas de reintrodução. O golfinho apresentava sinais evidentes de desorientação, e, em três tentativas de devolvê-lo ao mar, ele retornou para a praia, sendo mantido novamente em piscina natural, onde terminou morrendo por volta das 14h.

A espécie Stenella attenutta pode ser encontrada nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, habitando preferencialmente em áreas oceânicas, proximidades de ilhas e pode ser observada em algumas regiões próximas da costa continental.

A desorientação espacial em golfinhos pode ocorrer devido à infestação parasitária em órgãos sensoriais, atropelamento de embarcações e lesões de órgãos internos decorrentes da interação com atividades de pesquisas sísmicas marítimas (emissão de fontes sonoras para mapeamento do fundo do mar para definição de áreas propícias à exploração de petróleo).

Com informações: Blog A Voz de Areia Branca

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário