23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
Da redação
22/01/2016 06:55
Atualizado
13/12/2018 10:59

Fortes chuvas atingem região Oeste e devem continuar até segunda

Chuvas caíram durante a noite de quinta e madrugada de sexta. O registro foi feito pela Emparn, que monitora os índices pluviométricos no Estado.
Cedida

Durante a tarde e noite de quinta-feira (21) e ainda a madrugada desta sexta (22), todos os municípios das regiões Oeste, Vale do Açu, Central e Seridó do Rio Grande do Norte registraram chuvas fortes.

Em alguns locais com pluviômetros particulares, as precipitações ultrapassaram os 100 milímetros, como foi o caso de Apodi e Serra Negra do Norte, no Seridó. A Barragem da Dinamarca, nesta cidade, está começando a transbordar na manhã desta sexta-feira, 22. Ainda no Seridó, o Itans, já tomou 14 centímetros de água.

A jornalista Suerda Medeiros registrou enxurrada no seu Instagram (foto dir.).

"Mas, as barragens de lá enchendo, vai ser uma felicidade grande", diz o jornalista Sidney Silva, de Caicó, parceiro do Portal MOSSORÓ HOJE. Ele lembra que toda a região já sofre muito em função da estiagem nos últimos quatro anos e que estas primeiras chuvas de 2016 já deixou o cenário verde na vegetação.

Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, da EMPARN, as chuvas são em decorrência do Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS) que está atuando sobre o Nordeste.

“Devido a esse vórtice e as boas condições do vento, as chuvas devem permanecer, principalmente na região Oeste, pelo menos até segunda-feira (25)”, destacou ele ao MOSSORÓ HOJE.

Ainda de acordo com Bistrot, a EMPARN registrou chuvas em 119 dos 197 postos de monitoramento. Cerca de 60% do Estado.

Os municípios que mais choveram, segundo a EMPARN, foram Caicó, com 95 milímetros, e Patu, com 72 mm.

As chuvas na região do Alto Oeste promoveram recarga da barragem de Santa Cruz, que abastece vários municípios. No Vale do Açu, a barragem Armando Ribeiro também tomou água.

De acordo com o IGARN (Instituto de Gestão de Águas), equipes estão nos locais analisando a quantidade da recarga nos reservatórios.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário