24 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:35
MOSSORÓ
Da redação
26/01/2016 10:56
Atualizado
12/12/2018 18:01

Produção de melão deve triplicar em Mossoró com entrada do mercado chinês

Missão chinesa recepcionada pelo prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, demonstrou interesse na importação de melão e melancia produzidos na zona rural da cidade.
Secom/PMM

Uma missão chinesa foi recepcionada pelo prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, na manhã desta terça-feira (26). Os estrangeiros demonstraram interesse na importação de melão e melancia produzidos na zona rural da cidade, com a possibilidade da comercialização entre os dois países começar ainda este ano.

“Esse momento é muito importante para a cidade, uma vez que a China vem a Mossoró certificar nossas frutas, derrubando as barreiras sanitárias. A China é um mercado promissor e a oficialização de uma parceria deverá triplicar a produção de melão e aumentar a geração de empregos”, destacou o prefeito Francisco José Júnior.

Na China, o consumo de melancia por pessoa é significativo: chega a chega a 42 quilos anuais, ante 50 quilos, somadas todas as frutas, consumidos por cada brasileiro. O encontro realizado nesta terça-feira foi promovido pelo Comitê Executivo de Fitossanidade (COEX) e  realizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O evento foi acompanhado por técnicos do Ministério da Agricultura, IDIARN, Sebrae, SFA, além de produtores de todo o Estado. “Ainda é uma reunião inicial, mas nossa expectativa é das melhores. A missão chinesa nos garantiu que, se tudo correr bem, já poderemos começar a realizar algumas exportações entre julho e agosto deste ano”, afirmou Luiz Roberto Barcelos, presidente do Coex.

O gestor do programa de fruticultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Franco Marinho, também ressaltou a relevância de um possível acordo comercial com a China. “Mossoró sai na frente capitaneando reuniões como essa. A visita da missão estrangeira é importante por abrir um mercado como a China. Caso essa relação comercial com Mossoró seja concretizada, a produção de melão na cidade poderá ser triplicada”, enfatizou.

O Ministério da Agricultura chinês também esteve representado no encontro, por meio do Departamento de Sanidade Vegetal, e salientou que os chineses estão avaliando a produção de melão de Mossoró, para, posteriormente, apresentar as exigências que condicionam a exportação da fruta.
Li Gaohua, integrante da missão chinesa e representante do Ministério da Agricultura da China, ressaltou a qualidade do melão de Mossoró. “O melão de Mossoró é muito doce”, elogiou, ao também agradecer a receptividade da cidade.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário