19 SET 2024 | ATUALIZADO 12:22
ESTADO
Hermes Castro
01/04/2015 13:08
Atualizado
13/12/2018 12:49

Governo do RN prepara execução do Plano Estadual de Ortopedia

O prefeito Francisco José Júnior determinou estudo de viabilidade para Mossoró atender pacientes da região Oeste do EstadoO prefeito Francisco José Júnior determinou estudo de viabilidade para Mossoró atender pacientes de toda a região Oeste do Estado
Internet

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), se prepara para executar o Plano Estadual de Ortopedia (PEO) que pretende zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas no Rio Grande do Norte em um prazo de três meses. O PEO, com medidas de curto, médio e longo prazo, será implantado em hospitais da rede pública e privada em todo o estado.

Como parceiro do Governador Robinson Faria, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, através da secretaria municipal de saúde, determinou que a secretária Leodice Cruz, se reunisse com uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP). Na ocasião, técnicos das secretarias municipal e estadual estudaram a viabilidade de Mossoró atender pacientes de outros municípios na realização das cirurgias ortopédicas, beneficiando moradores de todo Oeste potiguar.

A intenção é fazer com que o Governo do Estado envie recursos para que a Saúde municipal de Mossoró realize também cirurgias eletivas de pacientes de outras cidades circunvizinhas, medida que, se colocada em prática, beneficiará tanto a população de 64 municípios do Oeste potiguar quanto dos profissionais de saúde.

De acordo com o coordenador da Ortopedia da Sesap, o médico Jean Walber, que esteve nesta segunda-feira, 30 de março, realizando uma visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), as cirurgias eletivas de médio porte serão realizadas na Apamim, que tem estrutura para atender. No entanto, ainda está sendo aguardada a chegada de um intensificador de imagem, previsto para estar em Mossoró na próxima semana. Logo após a chegada, os trabalhos serão iniciados.

A ideia a médio prazo, cerca de seis meses, é credenciar a Apamim para realizar serviços de alta complexidade. Enquanto isso as cirurgias de urgência continuam sendo realizadas no Tarcísio Maia, mas a Sesap também pretende investir em melhor infraestrutura para a realização dessas operações no hospital.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, usuários muitas vezes são transferidos para realizarem as cirurgias em Natal ou ficam durante muito tempo na fila de espera. “Mossoró precisa ser vista como uma cidade-polo em que suas unidades de saúde já atendem pacientes de diversos municípios da região. Na maioria das vezes, somente Mossoró custeia todos os serviços, sem receber. O que nós pedimos é que a cidade seja tratada como ela realmente é, um polo no atendimento de saúde”, disse a secretária Leodise Cruz.

Além da presença de técnicos da Sesap, ligados à Coordenação de Hospitais e Unidades de Referência, a reunião também contou com a participação do deputado estadual Galeno Torquato. Outros momentos serão marcados para debater e firmar parcerias para realização das cirurgias eletivas. “Nós já levamos esse diálogo ao secretário Ricardo Lagreca, de Saúde, e estamos confiantes que Mossoró será porta de entrada para pacientes de outros municípios”, concluiu a secretária.

http://www.mossorohoje.com.br/komunixmnt/galeriaextra/34/f_1.jpg

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário