19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
Da redação
01/02/2016 16:47
Atualizado
13/12/2018 19:13

Com cheia do Rio Piranhas, Barragem Armando Ribeiro aumenta 8 cm

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu visitou na tarde desta segunda (01), o rio Piranhas, que recebeu boa recarga de água, beneficiando a Barragem.
Cedida

A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada em Assu, aumentou deste domingo (31) para segunda (01), 8 cm de água. O bom volume se dá pela quantidade de água no Rio Piranhas. A Armando Ribeiro possui 2,4 bilhões de metros cúbicos, e abastece cerca de 40 municípios do Rio Grande do Norte.

Nesta segunda, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena confirmou o aumento do nível de água do referido rio, graças às últimas chuvas caídas na região.

De acordo com o presidente do Comitê,  José Procópio de Lucena, “O Rio teve uma boa recarga, isso é bom porque garante um pouco mais o abastecimento d’água das cidades que estão em seu entorno, agora evidentemente que ainda não resolveu o gargalo da quantidade de água disponível em nossos reservatórios, como é o caso de Coremas que já tomou 7 milhões de metros cúbicos, mas ainda não garante”, explicou.

Com as chuvas, a preocupação do Comitê passa a ser com a permanência da água solta de Coremas dentro do Rio. Para o presidente do CBH, com o nível d’água no Rio não haveria mais a necessidade de continuar soltando água, pela comporta de Coremas.

"Estamos ainda com 1,5 m³ da comporta. A turbina que liberava 1,8 m3 já está fechada, vinha funcionando sem produção de energia, e está aberta ainda a comporta com 1,5 m3. Nossa preocupação é também da Agência Nacional das Águas, e o diretor de gestão Paulo Varela já reivindicou da Chesf que encontra uma solução, pois estamos hoje jogando água sem necessidade no Rio", informou Procópio.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário