18 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:54
ESTADO
Da redação
02/02/2016 07:08
Atualizado
13/12/2018 19:13

Estudo confirma que mudança climática provocou morte de peixes em Upanema

Análise feita pelo Igarn, Idema, Semarh e Secretaria de Agricultura confirmou a teoria de José Francisco, presidente da Colônia de pescadores. A mudança climática provocou a concentração de amônia, resultando na falta de oxigênio.
Cedida/Renato Medeiros

Assim como avaliou o presidente da Colônia de pescadores, José Francisco (Dedé de Cafu), a mudança climática, provocou a morte de cerca de 150 toneladas de tilápias no dia 19 de janeiro na barragem de Umari, localizada em Upanema, região Oeste do RN. A mudança repentina de clima, por conta das chuvas ocorridas na região, acabou provocando, junto com outros fatores, a falta de oxigênio.

A confirmação foi dada por estudo divulgado esta semana pelo Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Instituto de Meio Ambiente (Idema), e as Secretarias estaduais de Agricultura e Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com o diretor do Igarn, Josivan Cardoso, a mudança climática, juntamente com fatores como o pH alto, provocou a concentração de amônia naquele trecho, o que resultou na falta de oxigênio, levando a morte dos peixes.

O baixo nível das águas da barragem também interferiu na morte dos peixes, afirma Cardoso. Dos 13 criadouros, sete deles tiveram perda total. O prejuízo está orçado em mais de R$ 1 milhão.

Cardoso esclarece que o reservatório, que está com 18% de sua capacidade que é de 292,8 m³, continua com o mesmo padrão de qualidade, podendo ter uso normal para abastecimento, devendo, claro, passar por tratamento para uso humano.

A barragem de Umari não abastece municípios de Rio Grande do Norte. O reservatório serve para abastecimento de cidades da Paraíba. A água é levada através de caminhões-pipa para o Estado vizinho.

LEIA MAIS:

IGARN analisa se água da barragem de Umari está própria para uso humano


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário