20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
03/02/2016 17:08
Atualizado
12/12/2018 18:47

Programa de Telemedicina é implantado em Mossoró

Novos aparelhos de eletrocardiograma estão sendo disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O equipamento realiza exame de avaliação cardíaca de forma rápida e simples.
Secom/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de intensificar a prevenção a problemas cardíacos, iniciou em Mossoró o Programa de Telemedicina, por meio de novos aparelhos de eletrocardiograma, implantados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O equipamento realiza exame de avaliação cardíaca de forma rápida e simples.

Inicialmente, o aparelho está à disposição da população nas UBSs Sinharinha Borges, do bairro Barrocas, Cid Salem, do Abolição IV e Durval Costa, do Conjunto Walfredo Gurgel. O resultado do exame sai em, no máximo, três minutos, com laudo entregue ao paciente para avaliação médica.

Esse novo serviço é implantado graças à adesão do município ao Telemedicina, um programa de serviço à distância, que permite a interação online entre profissionais de saúde da seguinte forma: o paciente se dirige a uma das unidades de saúde para realizar o procedimento, que será enviado via internet para profissionais médicos do Telemedicina.

O resultado é enviado à unidade de saúde requisitante e entregue ao paciente para posterior avaliação médica.

Segundo a coordenadora do Telemedicina em Mossoró, Cledini Leite, o objetivo é ampliar os equipamentos eletrocardiógrafos a outras unidades. “As três unidades foram referenciadas para atender toda a população. Haverá ampliação à medida que a procura pelo serviço aumentar”, informa.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, lembra que o eletrocardiograma só era feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro Clínico Vingt-un Rosado. “Agora, o serviço chega para reforçar o atendimento na Atenção Básica. É um atendimento rápido, eficiente e que garante mais saúde à população”, conclui.

Com informações da Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário