14 JUL 2026 | ATUALIZADO 08:24
ESTADO
Por: Bruno Soares - Agecom/UERN
14/07/2026 08:21
Atualizado
14/07/2026 08:22

Uern lança mapeamento para registrar e valorizar artistas do Alto Oeste potiguar

A+   A-  
O Museu de Cultura Sertaneja da Uern (Campus Pau dos Ferros) lançou uma campanha para mapear artistas plásticos, artesãos e criadores do Alto Oeste potiguar. Desenvolvida por estudantes de Letras sob coordenação do professor Dr. José Gevildo Viana, a iniciativa busca criar um acervo regional e planejar futuras exposições e pesquisas. Para participar, os artistas devem se cadastrar pelo Formulário de Mapeamento Cultural.
Imagem 1 -  O Museu de Cultura Sertaneja da Uern (Campus Pau dos Ferros) lançou uma campanha para mapear artistas plásticos, artesãos e criadores do Alto Oeste potiguar. Desenvolvida por estudantes de Letras sob coordenação do professor Dr. José Gevildo Viana, a iniciativa busca criar um acervo regional e planejar futuras exposições e pesquisas. Para participar, os artistas devem se cadastrar pelo Formulário de Mapeamento Cultural.
O Museu de Cultura Sertaneja da Uern (Campus Pau dos Ferros) lançou uma campanha para mapear artistas plásticos, artesãos e criadores do Alto Oeste potiguar. Desenvolvida por estudantes de Letras sob coordenação do professor Dr. José Gevildo Viana, a iniciativa busca criar um acervo regional e planejar futuras exposições e pesquisas. Para participar, os artistas devem se cadastrar pelo Formulário de Mapeamento Cultural.
Foto: Agecom/UERN

O Museu de Cultura Sertaneja do Campus Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), lançou uma campanha de mapeamento cultural. O objetivo é identificar artistas plásticos, artesãos, artífices e criadores do Alto Oeste potiguar para conhecer, valorizar, preservar e divulgar a riqueza artística da região.

Os interessados em participar e registrar sua produção podem acessar diretamente o Formulário de Mapeamento Cultural. (Link disponível)

Construção de acervo e visibilidade regional

A iniciativa busca mapear a trajetória e a produção cultural local, contribuindo diretamente para a construção de um acervo regional. Os dados coletados vão subsidiar o desenvolvimento de futuras ações culturais, acadêmicas e institucionais, tais como:

• Exposições artísticas

• Catálogos culturais

• Pesquisas científicas

Ao reunir informações sobre trajetórias e poéticas locais, o levantamento fortalece a visibilidade dos produtores da região. A ação reconhece a arte como um espaço fundamental de memória, identidade e expressão cultural do povo sertanejo.

Parceria acadêmica e extensão

O projeto integra as atividades da Unidade Curricular de Extensão (UCE), sendo desenvolvido por estudantes do 3º período do curso de Letras – Língua Portuguesa, em parceria direta com o Museu de Cultura Sertaneja. A coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade do professor Dr. José Gevildo Viana.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário