19 SET 2024 | ATUALIZADO 18:33
MOSSORÓ
Da redação
15/02/2016 09:47
Atualizado
12/12/2018 20:10

Estudantes contestam edital para nova eleição do DCE da UFERSA

De acordo com a Comissão Eleitoral, o edital foi publicado no dia 5 de fevereiro e não no dia 12 como foi dito pelos estudantes. O grupo deve enviar em ofício a denúncia à Comissão ainda nesta segunda (15).
Valéria Lima/Arquivo MH

Estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) contestam o edital para eleição do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que segundo eles foi publicado na última sexta-feira (12).

O grupo deve enviar ofício de denúncia à Comissão Eleitoral ainda nesta segunda. Não se descarta a possibilidade de o Ministério Público Federal ser acionado.

De acordo com o estudante Allysson Bezerra, que faz parte da mobilização, o questionamento partiu do seguinte fato: o edital para os candidatos à eleição teria sido publicado na sexta, dia 12, informando que o prazo para das inscrições iria até esta segunda, dia 15.

Sendo assim, segundo o estudante, não houve tempo necessário para a articulação dos grupos. "Como podemos mobilizar toda uma equipe em tão pouco tempo? Esse tempo diminui o poder de mobilização dos grupos. Não dava tempo", afirma.

Para Bezerra, há indícios de "articulação" da atual chapa do DCE/UFERSA no processo de eleição. "Estavam articulados", enfatiza.

O estudante afirma ainda que outro fator no Estatuto está errado. O documento diz que a eleição é majoritária e democrática - ou seja, quem obtiver o maior número de votos, vence.

No entanto, segundo Alisson, não é o que está estipulado para esta eleição. "Para ganhar agora, a chapa precisa ter três pontos em cada campi, isso é totalmente contrário ao estatuto", disse.

O grupo de estudantes, que está à frente da mobilização, deve enviar ofício relatando à denúncia contra o edital à Comissão Eleitoral do DCE. "Vamos pedir a paralisação do edital", informou Allyson Bezerra.

Em contato com a representante da Comissão Eleitoral do DCE/Ufersa, o MOSSORÓ HOJE foi informado que o edital foi publicado no dia 5 de fevereiro e as inscrições ocorrem até às 20h desta segunda. As informações foram repassadas por Tainara Bezerra.

"Estamos trabalhando para garantir a celeridade do processo, tudo que está previsto no edital foi discutido e aprovado pelo Conselho de Entidade de Base (COEB)" conclui Tainará.

"Foi pensado pela Comissão Eleitoral e apreciado e aprovado pelo COEB", finalizou Tainara.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário