19 SET 2024 | ATUALIZADO 18:33
MOSSORÓ
Da redação
19/02/2016 08:24
Atualizado
12/12/2018 20:10

Governo garante retomada de reforma do Teatro Lauro Monte em Mossoró/RN

Serviços de restauração não foram concluídos na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini. Teatro está desativado há cerca de oito anos.
Josemário Alves

Durante solenidade de entrega do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel na noite desta quinta-feira (18), o governador Robinson Faria garantiu a conclusão da reforma do Teatro Lauro Monte Filho em Mossoró, que está fechado há cerca de oito anos. O prazo para o reinício dos serviços ainda não foi confirmado.

As obras de restauração do Teatro Lauro Monte Filho foram iniciadas em 11 de setembro de 2012. No ato da assinatura do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, a então governadora Rosalba Ciarli afirmou que o prazo estipulado para conclusão dos serviços era 300 dias, ou seja, a obra deveria ter sido finalizada em 23 de julho de 2013.

Apenas cerca de 15% dos serviços chegaram a ser executados até hoje. Com o anúncio do governador Robinson Faria, a expectativa é que os serviços sejam reiniciados e o Teatro volte a receber apresentações culturais.

De acordo com o presidente da Fundação José Augusto, o mossoroense Crispiniano Neto, também está sendo buscada a reativação do Teatro Kiko Santos, localizado na Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado.

“Estamos buscando a reativação do teatro junto à Justiça”, informou Neto.

Na noite de ontem, Robinson Faria também assinou um decreto que destina R$ 6 milhões para investimentos em projetos culturais do RN, através da Lei Câmara Cascudo.

A reforma do Teatro Alberto Maranhão também foi assunto citado durante a solenidade.

“Entregaremos o Alberto Maranhão nas mesmas condições de quando ele era novo, recém-aberto. E faremos o mesmo com o Lauro Monte, em Mossoró, o Adjuntos Dias, em Caicó, e outros teatros regionais”, anunciou.

Além do Teatro Kiko Santos, em Mossoró, está prevista a abertura do Teatro da Cidade da Criança, em Natal, e de 28 casas de cultura.

“Em breve, estará em curso cerca de 40 a 45 obras estruturantes da Cultura em todo o estado, através do RN sustentável. Isso totaliza um investimento em torno de 40 milhões no total”, detalhou o presidente da FJA, Crispiniano Neto.

Teatro Cultura Popular

As obras realizadas para a reabertura do Teatro de Cultura Popular foram orçadas em R$ 150 mil.

Além das adequações no sistema de segurança e instalações elétricas, foi realizada a manutenção no sistema de ar condicionado, reparos nas infiltrações e dedetização no prédio.

Também foi organizada a estrutura interna com a melhoria das dependências do camarim.

O equipamento tem capacidade para 178 pessoas e pode abrigar montagens de médio porte nas áreas de música, cinema e artes cênicas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário