18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
MOSSORÓ
Da redação
23/02/2016 10:51
Atualizado
12/12/2018 20:50

Nossa zona rural precisava dessa garantia , diz Francisco José Júnior

No lançamento do projeto Semar, na manhã desta terça-feira (23), foram anunciadas a distribuição de aproximadamente 140 mil litros de combustível aos agricultores e famílias da zona rural de Mossoró.
Secom/PMM

Aconteceu na manhã desta terça-feira (23), no Parque de Exposição Armando Buá, o lançamento do Projeto Semear 2016. Na oportunidade, o prefeito Francisco José Júnior anunciou a distribuição de aproximadamente 140 mil litros de combustível (óleo diesel) aos agricultores e famílias da zona rural de Mossoró.

A municipalidade investiu R$ 350 mil para aquisição de óleo diesel, que irá abastecer tratores e máquinas utilizadas no manejo e corte de terra. Já o Governo do Estado distribuiu 19,8 toneladas de feijão, milho e sorgo para 1.538 agricultores de Mossoró. Serão mais de cinco mil famílias beneficiadas pelo incentivo, que refletirá em injeção na economia local e oportunidade de trabalho no campo.

“Pela primeira vez, o Semear é realizado através de Lei, sancionada em nosso governo. Foi uma preocupação que tivemos na gestão, valorizando a agricultura familiar. Nossa zona rural precisava dessa garantia, e hoje o projeto é um direito assegurado”, comemorou o prefeito Francisco José Júnior.

No segundo semestre do ano passado o Programa Semear foi transformado em projeto de lei do executivo, aprovado pela Câmara Municipal e lei sancionada pelo prefeito Francisco José Junior. “A transformação em lei garante a realização do projeto independente do gestor que chegue e isso dá uma grande segurança para o homem do campo”, explicou o secretário executivo.

Já o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), dá continuidade à distribuição de 604,8 toneladas de sementes em todo o Rio Grande do Norte.

Além de Mossoró, outros 11 municípios da região irão receber as sementes. Serão entregues 77 toneladas de grãos de arroz, feijão, milho e sorgo, beneficiando 5.925 agricultores no total. Este ano o Governo do Estado investiu R$ 5,98 milhões na compra de 604,8 toneladas de sementes, 18% a mais do que o aplicado em 2015. Serão entregues 204,8 toneladas de feijão, 252,8 t de milho, 137,2 t de sorgo Ponta Negra e 10 t de arroz BRS Tropical. A entrega continua nos próximos dias em todas as regionais da Emater/RN.

Leia também

Prefeitura lança hoje projeto Semear 2016 e o Estado distribui sementes

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário