20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
29/02/2016 06:38
Atualizado
12/12/2018 21:33

Reativação do Aeroporto Dix-sept Rosado é discutida em Audiência Pública

Debate reúne representantes do Governo Federal, Governo do Estado, Força Aérea Brasileira, ANAC, Infraero, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Mossoró, CREA/RN, Indústria, Comércio, entre outros.
Cezar Alves

A Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira (29) uma audiência pública para discutir a reativação do aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. O evento, proposto pelo deputado Souza Neto (PHS), começa em instantes, no Auditório do SESI de Mossoró.

Durante a audiência, será feito um apelo às autoridades responsáveis pela conservação e manutenção do aeroporto.

Participam dos debates o prefeito Francisco José Júnior, o promotor de Justiça Fábio Weimar Thé, vereador Genivan Vale, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo), Michelson Frota, além de representantes do Governo Federal, Governo do Estado, Força Aérea Brasileira, ANAC, Infraero, Corpo de Bombeiros, entre outros.

O Aeroporto Dix Sept Rosado, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, trabalho, Agricultura e Turismo, Renato Fernandes, é de fundamental importância para a economia de Mossoró e região. É um dos equipamentos mais importantes para a região.

De acordo com o chefe da Divisão de Aeródromos do Cindacta III, com cobertura em todo o Nordeste, major Mauruzan Ribeiro, o Aeroporto de Mossoró/RN tem condições para operar voos com até 15 passageiros. Acima disto é necessário uma autorização especial da ANAC, em função dos obstáculos existentes, no caso, prédios.

Para operar voos com até 15 passageiros, é preciso que sejam repostas lâmpadas e fiação elétrica e construído muro de proteção.

Veja entrevista com Mauruzan Ribeiro:

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, Renato Fernandes, destaca a importância da discussão proposta pela Assembleia Legislativa. "Todas as vezes que contatamos com investidores, das mais diversas áreas, uma das principais indagações é a estrutura aeroportuária. Estão aqui todos os atores envolvidos nesse processo, pois a importância dessa reativação é vital para a economia não só de Mossoró, mas de toda a região Oeste", frisou.

Segundo o general Jorge Fraxe, diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN), investimentos no sistema de segurança do Aeroporto Dix-sept Rosado já estão progamados. Ele cita, como exemplo, a reconstrução da cerca de proteção, que totaliza mais de R$ 525 mil. Ele diz ainda que o problema maior é falta de cidadania das pessoas, que insistem em promover ações de vandalismo no equipamento. Veja vídeo:

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário