20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
MOSSORÓ
Da redação
29/02/2016 12:44
Atualizado
12/12/2018 22:15

Caern instala hidrômetros no bairro Belo Horizonte em Mossoró

A previsão é que a empresa contratada pela companhia distribua 2.305 hidrômetros nos imóveis deste bairro.

O bairro Belo Horizonte, em Mossoró, está recebendo a instalação e troca de medidores de água. A previsão é que a empresa contratada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) distribua 2.305 hidrômetros nos imóveis deste bairro. As ruas que estão recebendo o benefício neste início do trabalho são Dom Helder, Marinho Dantas, Joel Dantas, Vila Projetada 54, Benjamim Constant e Olavo Bilac.

A meta da Caern é atingir 100% de hidrometração no bairro Belo Horizonte. A coordenadora comercial da Regional Mossoró, Diana Guerra, informa que o trabalho em execução está sendo realizado pela HL Engenharia, empresa contratada pela Caern para a instalação dos equipamentos. Estão previstas a instalação de novos 1.635 hidrômetros que serão fixados em habitações que ainda não possuem o medidor. Em outros 429 locais serão substituídos os hidrômetros que são antigos. Também está prevista a remoção de 79 medidores que estão dentro das residências e serão assentados no muro das mesmas para facilitar o trabalho dos leituristas. O trabalho de instalação de hidrômetros será estendido para outros bairros após a finalização no Belo Horizonte.

Em 2015, foram substituídos em Mossoró um total de 3.877 hidrômetros. Eram equipamentos que estavam danificados ou que tinham mais de oito anos de uso. Além desses, foram instalados mais 1.554 medidores em imóveis que ainda não tinham o hidrômetro. Durante a instalação não há qualquer custo para o usuário, mas após o serviço, caso ocorram danos os valores serão cobrados ao cliente. A instalação de medidores é uma forma de diminuir a perda de água do sistema de abastecimento. Isto porque está provado que com o acompanhamento do hidrômetro o usuário tende a estacionar ou até diminuir o consumo.

É comum os usuários apresentarem resistência à instalação de hidrômetros e culparem o mesmo por aumento em conta. Entretanto, o equipamento somente mede a quantidade de água. Ele é importante tanto para o usuário que passa a ter parâmetro do seu consumo, quanto para a Caern que consegue mensurar o uso de água com acompanhamento periódico. A necessidade de hidrometração é fundamental para o bom desempenho do sistema de abastecimento e está prevista em lei. para De acordo com o artigo 40 da Lei 11.445, que estabelece as diretrizes do saneamento básico, a prestação do serviço de fornecimento de água pode ser interrompido caso haja “negativa do usuário em permitir a instalação de dispositivo de leitura de água consumida, após ter sido previamente notificado a respeito”.

CORTE

Os dados fornecidos pelos hidrômetros somam-se a uma série de outras medidas da empresa para combater o desperdício. Paralela a instalação de hidrômetros em Mossoró, a Caern iniciou esta semana a visita de cobrança nos imóveis inadimplentes. A empresa terceirizada Cobrança ADV notifica o devedor e dá um prazo de cinco dias para pagamento sob pena de ter a água cortada. Esta medida aliada também ao trabalho ao Núcleo de Perdas e Combate a Fraudes da Regional Mossoró, que investiga denúncias que chegam à Companhia sobre as ligações irregulares, são ações tomadas pela Caern para combater o desperdício de água.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário