Polícia britânica está se preparando para uma possível onda de "enormes e espetaculares ataques" no Reino Unido, enquanto o Estado Islâmico se move em direção a sua "fase natural próxima", disse o vice-comissário da polícia, Mark Rowley, nesta segunda-feira (07).
Citando os ataques terroristas de Paris em novembro, as autoridades disseram que o EI está atacando o estilo de vida ocidental e tem crescido a partir de "um foco estreito sobre a polícia e o exército como símbolos de algo muito maior do Estado".
"Vemos um grupo terrorista que tem grandes ambições de ataques enormes e espetaculares, não só do tipo de ataques que temos visto frustrados até agora", acrescentou Rowley.
No início de dezembro passado, as informações obtidas por agências europeias de inteligência em segurança indicaram que a Grã-Bretanha seria o próximo alvo do EI, seguindo-se a sua operação em Paris, um funcionário contraterrorismo Europeu disse à CNN.
Os dados sugerem que a cúpula operacional do Estado Islâmico pediu a combatentes britânicos, em seu chamado "califado", voltarem para casa e realizarem um ataque.
A ameaça veio à tona depois do Reino Unido autorizar ataques aéreos contra o grupo terrorista na Síria no ano passado.