20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
MOSSORÓ
Da redação
10/03/2016 15:41
Atualizado
12/12/2018 23:47

Governo espera iniciar obras do Hospital Regional da Mulher ainda em 2016

Maior complexo hospitalar dedicado à saúde da mulher no RN será construído em uma área de 36 mil metros quadrados, contando com mais de 100 leitos.
Rayanne Mainara/Assecom-RN

O governador Robinson Faria fixou outdoor que marca o local de construção do Hospital Regional da Mulher, que será erguido em terreno da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A expectativa do Governo é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), e contou com a presença do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, do reitor e vice-reitor da Uern, Pedro Fernandes e Aldo Gondim, além de demais autoridades.

“É um instrumento, para além de bem público, de atender toda essa demanda de Mossoró e região Vale do Açu, Oeste e Alto Oeste, que vai também servir como atividade de pesquisa e extensão, para os nossos cursos de medicina, enfermagem, serviço social, educação física. É sem dúvida uma obra protagonista nessa região. A Universidade se sente parceria lisonjeada por poder colaborar na cessão do terreno para construção do Hospital”, afirma o reitor Pedro Fernandes.

A unidade será referência para os municípios que integram três regiões de Saúde: Mossoró (2ª), Pau dos Ferros (6ª) e Assu 8ª. O hospital será construído com recursos do Banco Mundial, oriundos do projeto RN Sustentável, em torno de US$ 19 milhões (após ser equipado, o investimento total terá sido de aproximadamente R$ 100 milhões) e representa o maior investimento do projeto na área da saúde. Os projetos arquitetônico e de engenharia serão finalizados até o final do primeiro semestre de 2016 para que no próximo semestre seja aberta a licitação.

Segundo o reitor Pedro Fernandes, a licitação para início das obras deve ser lançada em julho. “Se tudo ocorrer dentro da normalidade com os trâmites burocráticos, as obras devem começar até o final do ano. Mossoró precisa abraçar a oportunidade desse grande instrumento”, ressalta.

O Hospital, que será construído em uma área total de 36 mil metros quadrados, irá contar com mais de 100 leitos, distribuídos entre observação do pronto socorro (sala de estabilização/reanimação, leitos femininos e leitos Neonatal), leitos de internação (ginecologia e intercorrências, assistência humanizada ao aborto, risco habitual, alto risco, isolamento adulto feminino e suporte à violência a mulher).

Além destes, contará com leitos de unidade de terapia intensiva e cuidados intermediários  e unidades funcionais para Centro Obstétrico com Salas de Parto Humanizado e Salas Cirúrgicas de Obstetrícia, Cirurgias Eletivas, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário