20 SET 2024 | ATUALIZADO 09:31
MOSSORÓ
Maricelio Almeida
18/03/2016 06:10
Atualizado
13/12/2018 01:02

Construção do Parque Municipal é iniciada; obras irão durar 6 meses

Prefeito Francisco José Júnior lançou a pedra fundamental do Parque, que ocupará uma área de 78 mil m². "É a realização de um sonho para a cidade de Mossoró", afirmou chefe do Executivo.
Josemário Alves

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (18), a pedra fundamental do Parque Municipal de Mossoró, iniciando assim os serviços de construção do equipamento de lazer, que será erguido em uma área de 78 mil m², cedida ao Município no dia 29 de dezembro do ano passado, durante passagem do prefeito Francisco José Júnior por Brasília.

O chefe do Executivo municipal fez o lançamento oficial da obra, no terreno localizado na rua Almir de Almeida Castro, Centro, às margens do Rio Mossoró. Diversas autoridades acompanharam a solenidade, entre elas 11 vereadores, secretários municipais de Mossoró e de cidades vizinhas, além de representantes da Uern, Ufersa, IBAMA, da empresa AeC e do Governo do Estado.

De acordo com o prefeito Francisco José Júnior, o início das obras representa um sonho realizado para os mossoroenses. "Jamais abandonem seus sonhos. O Parque Municipal venceu barreiras e esse momento representa a realização de um sonho para a cidade de Mossoró", destacou.

(Fotos e vídeos: Josemário Alves/MH)

O projeto inicial do Parque contempla a construção de um pórtico, guarita, iluminação, pavimentação principal e pavimentação secundária. A obra será erguida a partir de parceria com a empresa de call center AeC.

"É sem dúvida uma das obras mais importantes da história de Mossoró, porque tem como objetivo cuidar da qualidade de vida das pessoas. Nós só inauguramos obras que estejam funcionando, só lançamos pedra de fundamental quando os serviços realmente começam, que é o que estamos vendo hoje aqui", acrescentou Francisco José Júnior.

LEIA MAIS:

Com cinco votos contrários da oposição, projeto do Parque Municipal é aprovado

O secretário Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Tidal Amorim, também falou ao MOSSORÓ HOJE sobre a importância da obra para o município.

"É uma obra que Mossoró hoje não possui e que em até 180 dias a gente vai estar entregando o Parque em condição de uso para a população. Vai ser mais uma opção de lazer e divertimento e até de estudo para nossa população", enfatiza.

Veja VÍDEO:


O diretor da Construtora Fontes, Gustavo Queiroga, revela que a intenção da empresa é entregar o Parque antes do prazo previsto, que é de seis meses. "Os serviços de construção do Pórtico e da Portaria já começaram, pela escavação. Já temos experiência nesse tipo de obra", afirma.

No terreno do Parque, já é possível constatar a presença de trabalhadores e máquina executando serviços. O canteiro de obras já está montado. "A pista principal, de acesso dos veículos ao Parque, terá 1,7 mil m², já as pistas secundárias terão, no total, aproximadamente R$ 4,7 mil m²", pontua Gustavo Queiroga.

EMPENHO

O prefeito Francisco José Júnior destacou ainda o empenho do Município para que o projeto do Parque fosse viabilizado. O chefe do Executivo lembra que a cessão do terreno foi garantida pelo Ibama à Prefeitura no final de 2015. O gestor revela ainda que a Prefeitura constituirá no Parque estacionamento, infraestrutura de banheiros, quisques e instalará academias no local, entre outros atrativos.

Veja VÍDEO:


Falando em nome dos vereadores presentes, Izabel Montenegro parabenizou o prefeito pelo lançamento da pedra fundamental e também enfatizou a parceria estabelecida entre o Município e a empresa de call center AeC. "Foi a primeira empresa que se instalou na cidade oferecendo contrapartida, além dos empregos gerados. O prefeito também está de parabéns pela sensibilidade, em substituir a construção de uma praça pelo projeto do Parque", disse a parlamentar.

Para o chefe do escritório do Ibama em Mossoró, Armênio Medeiros, a decisão do Governo Federal em ceder a área para a Prefeitura foi acertada. "O Parque vai favorecer a população de todas as idades. Foi muito importante a decisão do Ibama em ter cedido essa área para o Município, porque é uma terreno grande, um bom habitat, que não era muito beneficiada para o Ibama", diz.

Obras do pórtico e da portaria do Parque já foram iniciadas

O diretor de infraestrutura da AeC, João Luiz, acompanhou o lançamento da pedra fundamental e reforçou a parceria da empresa com o Poder Público. "A AeC tem quase 29 mil funcionários, então está acostumada a lidar e cuidar bem das pessoas, então acho que fazendo uma obra desse tipo, em que as pessoas possam aproveitar, cuidar bem da saúde, é uma coisa que nos dá muito prazer. Essa parceria saudável entre Poder Público e a empresa privada é importante, da forma como foi feita foi muito legal", comentou.

Após construído, o Parque Ambiental abrigará quatro importantes órgãos públicos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA), IBAMA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A segurança no local contará com a presença do Pelotão de Polícia Ambiental e da Guarda Civil.

O capitão João Almeida, comandante da Companhia Independente de Proteção Ambiental de Mossoró (CIPAM), que possui em média atualmente 30 homens, destaca em vídeo como o órgão continuará em atuação no local onde está sendo erguido o Parque Municipal:

O Parque deve receber o nome de Maurício de Oliveira, primeiro secretário de Meio Ambiente de Mossoró. O prefeito Francisco José Júnior falou sobre a homenagem: “Maurício foi um defensor da preservação do meio ambiente e primeiro gestor desta área no Município. Em breve, a população poderá desfrutar deste espaço com segurança, já que teremos uma base da Polícia Ambiental no local, seja praticando esportes, tendo seus momentos de lazer ou conhecendo um pouco mais sobre nossa fauna e flora”, concluiu.

 

Região Oeste é contemplada com recuperação total da malha viária

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário